O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Situado no sudoeste da Bolívia, na província de Daniel Campos, no Departamento de Potosí, região do Altiplano da Cordilheira dos Andes.

Seguro viagem geral 300x250

Ele abrange 10.582 km² de extensão e está a pouco mais de 3.500m de altitude. É também um dos principais destinos turísticos da Bolívia, com cerca de 60 mil visitantes anualmente.

A paisagem é inteiramente “plana”, composta por muito sal branco e brilhante, o que até mesmo dificulta a visão a olho nu, ou seja, sem o uso de óculos de sol. Na maior parte do ano, faz sol no Salar de Uyuni.

Porém, há a possibilidade de que chova e ele alague. Se isso acontecer, esteja preparado para admirar um espetáculo inesquecível! O deserto vira quase um espelho e reflete o céu durante a noite. Fica até difícil saber o limite entre o céu e o solo.

Salar de Uyuni

Sendo incomparável a qualquer outro lugar na Terra, o Salar de Uyuni é de tirar o fôlego e oferece uma experiência extraordinária e que, acredite, não será esquecida. A paisagem é simplesmente incrível. Preparado para conhecer um dos lugares mais sensacionais de todo a América Latina e, quiçá, do mundo?

VEJA TAMBÉM – CONHEÇA A CIDADE DE LA PAZ, CAPITAL DA BOLÍVIA

Geografia da região

Com cerca de 10 bilhões de toneladas de sal, é inevitável questionar como o Salar de Uyuni se formou. Ademais, há aproximadamente 11 camadas de sal, com espessuras que variam entre 1 a 10 metros, e, no total, tem 120m de profundidade.

Vamos te contar um pouco desse segredo da natureza! Em meio às montanhas andinas, não haviam locais de drenagem, o que significa que a água oriunda das chuvas ficava represada pelas montanhas, o que acabou formando um lago gigante.

Salar de Uyuni

A alta salinidade leva a crer que o referido lago pré-histórico possivelmente tenha evaporado ante ao feroz sol andino, formando uma espessa crosta de sal, e que agora é conhecida como o deserto de sal de Salar de Uyuni.

LEIA TAMBÉM – VEJA O QUE CONHECER EM LA PAZ, BOLÍVIA

Explicação mística

Mas há uma explicação mística para tanto: a lenda de Aymaran, que diz que as montanhas que cercam as salinas, denominadas Kusina, Kusku e Tunupa eram, em verdade, gigantes de carne e osso. Tunupa e Kusku se casaram.

Seguro viagem geral 300x250

Só que Kusku teria traído sua esposa com Kusina. Com isso, as lágrimas de Tunupa teriam formado a região das salinas.

Outra história conta que Atahualpa (o último imperador Inca) cortou o seio de uma mulher chamada Tunupa e o leite derramado teria formado o Salar. 

A riqueza do Salar não para por aí. Por debaixo do sal já “cimentado” existem grandes reservatórios de lítio. Em verdade, aproximadamente 70% das reservas mundiais de lítio são encontradas no Salar de Uyuni e, portanto, não é surpreendente que atualmente haja toda uma indústria dedicada à sua extração.

VEJA MAIS – ONDE SE HOSPEDAR EM LA PAZ, BOLÍVIA

Equipamentos e roupas

Destinos mais exóticos geralmente requerem um pouco mais de cuidado na hora de arrumar a bagagem. Como a viagem até Uyuni é demorada e não há uma gama variada de opções em relação ao comércio, é importante ter alguns itens.

Leve na sua mochila água, protetor solar, boné ou chapéu, óculos de sol, toalhas, papel higiênico, já que os banheiros do caminho não costumam fornecer esse “acessório”!

Salar de Uyuni

Leve também roupas de inverno (não esqueça de que você irá a locais com altitude superior a 4000m, logo, haverá frio!) e de verão, calçado ideal para trekking, lanterna, remedinhos, sendo válido até mascar algumas folhinhas de coca (vendidas na Bolívia) para evitar o soroche.

Outros itens importantes são: saco de dormir (sim, a viagem é longa e terá paradas para o descanso, o que poderá até incluir quartos coletivos) e lanche leves. Mas esteja ciente de que alimentos vegetais e animais não podem ser transportados na fronteira dos países e, do Chile para a Bolívia, há uma intensa fiscalização.

VEJA TAMBÉM – COPACABANA E LAGO TITICACA NA BOLÍVIA

Que moeda levar para o Salar

A moeda chilena é o peso chileno (CLP). Na Bolívia, de outro lado, tem-se o peos boliviano (BOB). Mesmo se só estiver de passagem pela Bolívia, leve alguns BOB, já que outras moedas geralmente não são aceitas no comércio.

Salar de Uyuni

Aliás, para que você possa passear pelo Salar de Uyuni, terá de desembolsar ao menos B$ 150 para comprar o ingresso (com validade de 4 dias após da aquisição) para ir à Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa e mais B $ 30 para ir à Ilha Incahuasi.

Logo, leve ao menos B$ 300 para os passeios, a título de garantia. Leve os ingressos com você durante toda a viagem porque há alguns postos de controle que exigem a sua apresentação.

Não perca tempo e conheça o Salar de Uyuni

O Salar de Uyuni é uma das maiores riquezas da Bolívia, da América Latina e do Mundo. De gêiseres, vulcões, montanhas, vilarejos abandonados, cactos gigantes, noites de aventura, passeios de 4×4 pelo deserto e, claro, mesmo diante de pequenas privações, cada segundo da viagem valerão à pena.

Seguro viagem geral 300x250

Tire fotos incríveis no Salar e guarde momentos divertidos em meio às belezas naturais.

Ande por estradas de chão, mergulhe em termas, veja as paisagens mais exóticas e surreais, e que você só verá em solo boliviano.

Essa não é qualquer viagem. É “a” viagem que você estava procurando!Já pensou viajar ao Salar de Uyuni nas suas próximas férias? Tenha uma visão bucólica e excepcional do mundo.

Viaje ao maior deserto de sal e não se arrependa! Gostou do artigo? Já conhecia o Salar de Uyuni? Compartilhe com seus amigos tudo que a América Latina tem de incrível!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo