Fico pensando que a pergunta acima pode ter passado pela sua cabeça ao ver a proposta deste site. Saiba que, quando dizia a meus amigos que estava criando um site para falar sobre destinos de viagens pela América Latina, muitos também me perguntavam com uma certa cara de espanto: “mas afinal, por quê a América Latina?”

A resposta é simples: nosso continente, apesar de lindo, exuberante, rico em diversidade natural e cultural, é pouco conhecido por nós mesmos que aqui habitamos. Por exemplo: de Machu Picchu, no Peru, você já deve ter ouvido falar.

VEJA MAIS – COMO PLANEJAR O SEU MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA

Incontáveis destinos

Mas o que dizer do Salar de Uyuni, na Bolívia? E do Deserto do Atacama, no Chile? E da bela cidade de Granada, na Nicarágua, com sua arquitetura colonial neoclássica? E as gigantescas piscinas naturais de Semuc Champey, na Guatemala? Sem falar no bairro boêmio e histórico de Casco Viejo, no Panamá.

Também podemos incluir Vilcabamba, ou “o vale da longevidade”, como ficou conhecida essa pequena cidade do Equador; e Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, localizada na Patagônia Argentina; e o que dizer de Tikal, aquela que foi a maior das cidades Maias, localizada em Péten na Guatemala.

Podemos citar também Guanajuato, no México, com sua arquitetura colonial, suas casas coloridas e declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco; para os que gostam de visitar locais enigmáticos, temos as Linhas de Nasca, no Peru, um mistério a ser desvendado.

América Latina

E Teotihuacan, ou “A cidade dos deuses”, com suas gigantescas pirâmides no México; temos também em nosso continente a maior cachoeira em queda livre do mundo, a Salto Angel, na Venezuela.

Por fim, para quem quer se banhar nas águas cristalinas do mar do Caribe, temos Cayo Ambergris, em Belize, com suas pousadas cheias de charme e requinte. Essas são apenas algumas das muitas atrações as quais podemos visitar nos países da América Latina, locais interessantíssimos e quase desconhecidos do público em geral.

LEIA MAISCONHEÇA 6 ROTEIROS DE VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Tudo isso bem ao nosso lado

A lista é gigante, e acima apresentamos somente alguns dos vários locais interessantes que existem na América Latina para atiçar sua curiosidade em conhecer as belezas e riquezas que nosso continente nos oferece.

E sabe do melhor? Pelo fato de muitos desses pontos turísticos estarem localizados em países vizinhos ao nosso, a viagem se torna muito mais econômica e rápida do que se tivéssemos que, por exemplo, cruzar o Atlântico.

América Latina: Uma região, múltiplas experiências

Ao planejarmos a criação deste site – que tem por objetivo disponibilizar dicas de viagens aos nossos leitores – optamos por apresentar conteúdos que revelassem as principais características de um território rico culturalmente e repleto de opções e destinos de viagens. E esse território é aquele que convencionou-se chamar de América Latina.

Para definirmos os países e atrações turísticas latino-americanas que apresentaremos ao longo de cada artigo, não utilizamos somente o critério da língua geralmente estabelecido.

Ou seja, aquele critério que define como países latinos apenas os que foram colonizados por Portugal, Espanha e França. Nosso fundamento foi o de abordarmos aqueles países que, para além da língua latina, manifestam alguns laços históricos e culturais semelhantes.

Os 26 países

Assim sendo, chegamos a 26 países. São eles: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

america-latina

Depois de ler os nomes dos países por nós escolhidos e apresentados acima, talvez você possa ter estranhado a seleção realizada e esteja se perguntando: “mas porque não incluir também os Estados Unidos e o Canadá, mesmo não sendo países de língua latina?

E por qual motivo Porto Rico ficou de fora do site? Belize, Guiana, Jamaica e Suriname foram colonizados por Inglaterra e Holanda, porque estão na lista?”. Pelo seguinte: com o projeto Soy América, nossa intenção é divulgar para o público viajante, destinos que são pouco conhecidos por nós, aqueles lugares encantadores que pouquíssimo ouvimos falar.

Países que ficaram de fora

E esse não é o caso de Estados Unidos e Canadá, países de línguas inglesas e francesa e os quais facilmente encontramos informações de viagem em qualquer lugar. Já Porto Rico, que foi colônia espanhola, ficou de fora da nossa lista, pois hoje é praticamente território estadunidense, o que implica, para aqueles que desejam entrar nesse país, em esbarrar na mesma burocracia exigida para entrar nos Estados Unidos, uma grande dificuldade.

Países que entraram na lista

Já Belize, Guiana, Jamaica e Suriname, apesar de não falarem línguas latinas, aparecem na lista pois, como já dissemos, a língua não foi nosso único critério de escolha. Entendemos que muitos aspectos nos aproximam desses quatro países e dos povos que os habitam e, principalmente, esses países não tem seus destinos turísticos massivamente divulgados para o grande público.

Embarque nessa viagem!

Portanto, com o projeto Soy América nós vamos viajar pela nossa América Latina. E a você, fazemos um convite: embarque com a gente nessa viagem pelo nosso continente ainda pouco conhecido por nós brasileiros.

Aqui você têm a possibilidade de viver múltiplas experiências, pois encontrará culturas singulares, cidades históricas, culinárias sofisticadas, civilizações milenares e belezas naturais que tanto enchem os olhos quanto enriquecem a alma de quem se dispõe a contemplá-las e vivenciá-las. Vem com a gente e boa viagem!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo