A amplitude territorial da América Latina e a diversidade cultural dos povos que aqui habitaram e habitam, possibilitou o desenvolvimento de uma culinária com receitas diversificadas.

Basta viajar um pouco para percebemos que é grande a riqueza de alimentos, de preparos, de origens e de sabores que podemos encontrar em cada um dos 26 países que abordamos neste site.

Culinária e cultura

A culinária é, com certeza, a representação mais fiel de um povo e de sua cultura. Através da culinária podemos conhecer mais sobre um lugar, entender suas raízes e aprofundar-nos um pouco mais nas características e costumes particulares de cada país.

A memória coletiva de um povo contribui para sua formação cultural, e podemos considerar como uma das mais duradouras, a memória culinária. Esta, com a enorme multiplicidade de procedimentos de preparo dos alimentos, sabores, cores e aromas, podemos entender como talvez aquela que mais reflete os costumes de um povo.

Um outro fator contribui para encontrarmos uma diversificada e rica culinária pelos países que compõe a América Latina: o processo de miscigenação pelo qual passamos ao longo de mais de 500 anos.

Com a colonização do nosso continente e a chegada dos mais diversos povos e suas culturas que para cá vieram e se misturaram ao povos que aqui já habitavam, percebemos que, além dos alimentos que já faziam parte da cultural local, outros alimentos e formas de preparo também foram incorporados ao cardápio ao longo dos anos.

E o resultado dessa “mistura” é surpreendente!

A diversificada culinária da América Latina

A culinária da América Latina tem como característica ser muito diversificada e rica. Isso acontece por que a América Latina é composta por 26 países, distribuídos por um território com características geográficas heterogêneas, passando por regiões cobertas por grandes geleiras, desertos, densas florestas, cordilheira de montanhas, planaltos, áreas alagadiças, etc.

cozinhar

Essas características geográficas confere ao nosso continente um aspecto cultural muito variado e isso acaba sendo transmitido à culinária aqui produzida. Portanto, podemos saborear desde o mais sofisticado prato, como o Ceviche Peruano, até a mais simples, mas também saborosa, espiga de milho cozida. Uma unanimidade em nosso continente.

Não se pode negar que diversos países possuem uma culinária composta de pratos muito específicos e característicos da sua cultura, servindo também como uma identidade desse povo. Entretanto é certo que alguns ingredientes são como um símbolo da América Latina e podem ser encontrados em uma grande variedade de pratos de diferentes países.

Esse é o caso, por exemplo, da batata que é um ingrediente amplamente utilizado pelos países latinos. Para se ter uma ideia, a batata foi muito cultivada pelos Incas e só nos países andinos podemos encontrar uma variedade de 4.200 espécies diferentes.

Isso mesmo, 4.200 tipos de batatas diferentes. Outros alimentos característicos dos povos latinos que compõe esta lista são o milho, o feijão, o cacau e as pimentas. Vamos então fazer um tour pela América Latina e conhecer um pouco mais da sua gastronomia?

Tour gastronômico pela América Latina

Argentina

Vamos começar nossa viagem gastronômica pelos nossos vizinhos “hermanos”. Na Argentina, além da tradicional Parilla podemos encontrar o Puchero que é um caldo de carne com vegetais como batatas e cenouras.

medialunas culinária latina

Outra tradição culinária forte na Argentina são as famosas “Facturas”, que nada mais são do que massas doces de diferentes variedades. Também podemos provar as tão requisitadas Medialunas, encontradas tanto com recheios doces quanto salgados.

Chile    

Já o Chile, assim como outros países da América, sofreu influência culinária de diversos lugares, como espanhóis, italianos e indígenas. Lá o viajante pode experimentar o famoso Charquicán.

cazuela chile culinária latina

Esse é um prato que leva carne de sol e muitos legumes ou a Cazuela, feita à base de carne de boi ou frango misturado com vegetais como o milho, o arroz, a batata, a cebola, temperos verdes e a abóbora.

Peru

O Charquicán também é um prato comum no Peru. Mas, ao falar do Peru, não podemos deixar de dizer que este é considerado o país com a melhor culinária de toda a América e a segunda do mundo.

ceviche peru culinária latina

Título este reconhecido pelo melhores chefes em todo o planeta. E falando na culinária peruana, não podemos deixar de fora o famoso e sofisticado Ceviche, que possui fama internacional e é feito com peixe cru marinado em molho cítrico.

Colômbia

Já na Colômbia, a culinária possui fortes influências indígenas e também de seus colonizadores espanhóis. Lá você pode encontrar os Petacones, bolinhos feitos de banana frita, e também a Bandeja Paisa, originária do norte da Colômbia.

bandeja paisa culinária latina

Conhecida pela fartura, esta receita conta com arroz branco, carne de boi, ovo frito, torresmo, feijão, abacate, linguiça e fatias de banana. Uma boa pedida para quem vai caminhar muito pela cidade.

Bolívia

As batata são a base da culinária boliviana e podem ser encontradas em diversos pratos como a Changa de Pollo que é uma sopa que leva a carne, batatas e cebolas.

chicharron de cerdo bolívia culinária latina

O delicioso Chicharrón de Cerdo também é atração no país, e para quem aprecia a carne de porco, saiba que vale a pena experimentar.

Paraguai

No Paraguai quem domina é o milho graças às influencias indígenas na gastronomia atual. Lá você pode experimentar a Chipa que é um saboroso biscoito feito de polvilho e queijo e pode ser encontrado facilmente.

sopa paraguaia culinária latina

Ou então, para quem deseja provar um prato bem típico do país, pode experimentar a Sopa Paraguaia, feita à base de milho. Ela não é bem uma sopa, mas sim uma espécie de torta salgada. O prato é de raiz guarani e muito consumido em todo o país.

Brasil

O Brasil, por sua vez, também possui uma culinária muito rica e muito variada, graças ao seu tamanho e suas diferentes regiões, e às influências africanas, indígenas e europeias que integrou em seu processo de formação.

feijoada brasil culinária latina

E claro que não poderíamos deixar de falar sobre um dos pratos ícones da culinária brasileira, a Feijoada, que vem acompanhada de farofa, couve e laranja e uma boa caipirinha gelada.

Venezuela     

Na Venezuela podemos encontrar a famosa Arepa que é um prato feito à base de milho e conta com diferentes recheios, como o queijo, frango ou legumes.

pabellon criollo culinária latina

Outra combinação popular lá é o arroz com feijão que ganha o nome de Pabellón Criollo e que leva banana frita, carne desfiada e queijo branco como acompanhamento.

Panamá

Já no Panamá podemos degustar os típicos Tamales que são uma massa de milho recheada com legumes, carne de frango ou de porco e costumam ser servidos embrulhados em folhas de bananeira.

tamales culinária latina

Os ingredientes que geralmente são utilizados em seu processo de preparação são a cebola, o pimentão e o tomate, o que contribuem para caracterizar o seu sabor.

México

Com muita personalidade a gastronomia mexicana também ganhou o mundo e se popularizou. Um dos seus ícones é o “Mole” que consiste num molho sofisticado feito com chocolate, nozes e pimentas entre outros.

nachos culinária latina

A gastronomia mexicana também é muito baseada no milho e lá muitas preparações incluem a famosa Tortilla, tais como os Tacos, Quesadillas e Enchiladas.

República Dominicana

Fazendo uma viagem para a República Dominicana, poderemos degustar o Mofongo. Este prato é feito a partir da massa de bananas verdes assadas e servido com abacate.

mofongo culinária latina

Também pode acompanhar carne, tomates fatiados, legumes e verduras como alface e rúcula.

Nicarágua

Já na Nicarágua poderemos provar o tradicional Gallo Pinto que é feito a base de uma mistura que leva arroz e feijão fritos e acompanha abacate, tomate, banana e ovo frito.

gallopinto culinária latina

Simplesmente irresistível e uma ótima opção para quem é vegetariano, sem contar que alimenta bem e é muito saudável.

Uruguai

Agora, para os amantes de churrasco, nada como uma Parrillada Uruguaia. Nesse sistema de preparo a carne também é assada, mas diferente do nosso churrasco, na parrilla as carnes não são furadas pelos espetos, pois são assadas em uma grelha.

parrilla uruguai culinária latina

O resultado final obtido pela utilização da parrilla é uma carne mais macia e suave com gosto de grelhado. Para quem já provou, sabe que o sabor é inigualável.

E aí, ficou com água na boca?

Poderíamos continuar escrevendo sobre os mais variados e típicos pratos dos países latinos-americanos e não finalizaríamos este artigo, pois a quantidade e variedade que temos à disposição são quase que infinitos.

Porém, gostaríamos de fazer com que você, leitor, compreendesse que o que não faltam são opções de pratos variados, saborosos e muito sofisticados para experimentar em qualquer país da América Latina.

E se você ficou com água na boca ao conhecer cada um desses pratos característicos de cada país, basta programar sua viagem para algum desses destinos, arrumar as malas e ir provar cada um deles. Não perca tempo e aproveite!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo