Planejar, organizar e concretizar uma viagem internacional demanda uma série de providências e de decisões importantes que influenciam na experiência do viajante quando no local escolhido para visitar. Uma das primeiras preocupações de pessoas que vão viajar, é sobre a necessidade ou não do passaporte.

Seguro viagem geral 300x250

Cada país ao redor do mundo determina as suas normas para seus visitantes. Portanto, é sempre aconselhável verificar junto aos órgãos oficiais do país a ser visitado, como consulados e embaixadas, quais são os documentos e as exigências legais para que sua estadia seja tranquila e sem nenhum tipo de imprevisto.

Não são raros os casos de brasileiros que, ao viajar para o exterior, negligenciam essa premissa básica. Assim acabam passando por experiências bem desagradáveis, como ficar retido na imigração e em casos mais extremos, ser deportado a partir do próprio aeroporto, sem conseguir pisar em solo estrangeiro.

VEJA TAMBÉM – QUAIS VACINAS TOMAR ANTES DE VIAJAR

Não marque bobeira sobre o passaporte

Para que sua viagem seja tranquila e segura, é fundamental obter o máximo de informações possíveis sobre o país de destino. O ideal é que seja mais de uma fonte de informação, já que em tempos de internet, nem sempre a primeira, ou única fonte, é realmente confiável.

passaporte

E com relação a essas questões de documentos para viagem, as determinações podem mudar muito rápido. Portanto, com isso em mente, pesquise e se mantenha informado. Com uma busca rápida é possível encontrar informações sobre os mais diversos países do mundo, e assim, se precaver quanto à necessidade de visto e de passaporte.

Os departamentos de Estado de quase todos os países celebram acordos para essa questão, e alguns deles tem prazo de validade, portanto, checar a veracidade e a atualidade das informações é bem importante.

América Latina: visto, passaporte ou RG?

A América Latina tem se tornado um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, e não apenas por suas inúmeras atrações, pelas belezas naturais e diversidade cultural, mas também pela facilidade em entrar e sair de vários países.

RG

Por conta de acordos bilaterais, a maior parte dos países da América do Sul não exigem passaporte, mas apenas o documento oficial de identidade, o Registro Geral, popularmente conhecido como RG. Vejamos quais são eles:

  • Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.

Passaporte

Também existem outros países da América Latina que podemos visitar portando somente o passaporte, sem a necessidade de visto. Neste caso, é só chegar na área de imigração do aeroporto que eles irão carimbar seu passaporte para que você possa ficar entre 30 a 90 dias visitando o país. Veja quais são:

  • Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.

Esses países exigem o uso do passaporte válido, apenas para fins de conferência e de controle, mas não exigem que o viajante tire vistos de entrada, e alguns países específicos exigem certificados de vacinas e também seguro para o caso de viagens de carro.

Portanto, se seu destino é um dos países da América Latina, que é considerada todo a extensa faixa de terra que vai do México até a Patagônia Argentina, verifique a necessidade de cada um deles, para evitar surpresas.

Visto

Na América Latina, somente dois países solicitam o visto de entrada: Cuba e Guiana Francesa. Veja abaixo algumas indicações para você conseguir esse documento.

Cuba

É preciso prestar atenção especial a Cuba, que solicita o visto de turista, mas não precisa se preocupar, tendo em vista que o procedimento para conseguir a “tarjeta turistica” é fácil. No Brasil existem dois Consulados Cubanos, sendo um em São Paulo e outro em Brasília.

Quem não puder se apresentar pessoalmente nos consulados, poderá solicitar o visto através dos correios. Os documentos solicitados são um passaporte válido, o formulário de solicitação preenchido, passagens de ida e volta e cópia da reserva de hospedagem.

Guiana Francesa

Na Guiana Francesa é imprescindível ter também o visto de entrada e este documento é obtido em um dos consulados franceses no Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Ou na Embaixada em Brasília.

Lembrando que é necessário agendar horário e para mais informações acesse o site da Seção Consular da França no Brasil. Lembre-se que é fundamental ter isso em mente, já que esse país faz fronteira com o Brasil, e em muitos casos está no roteiro de viajantes que se deslocam para outros países do continente.

A Carteira Nacional de Habilitação vale?

A CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, não é aceita nos países da América Latina como documento oficial, porém quando acompanhada do RG ela se torna um documento adicional, mas que não suprime a necessidade da Carteira de Identidade.

VEJA MAIS – 15 DICAS PARA VIAJAR GASTANDO POUCO

 Tome as providências para curtir sua viagem

Tomar todas as providências necessárias e estar atento a todas as dicas de viagem disponíveis é fundamental para que se possa organizar o trajeto e realizar a viagem sem correr o risco de enfrentar contratempos, que podem literalmente estragar a aventura e frustrar todos os envolvidos.

Portanto, cerque-se de todas as informações, cheque cada uma delas em mais de um lugar e só pegue a estrada com toda a documentação em dia. Uma das dicas mais importantes é sobre a foto da carteira de identidade: se ela tem mais de 10 anos, faça outro RG.

Seguro viagem geral 300x250Todos os países acima citados, incluindo os do Mercosul, exigem que a foto seja relativamente atualizada, ou seja, a emissão da carteira tenha sido feita à menos de dez anos. Portanto, fique atento a esse detalhe.

Lembrando que o órgão responsável pela emissão e atualização do RG é o Instituto de Identificação de sua cidade, vinculado à Polícia Civil de seu Estado, e que cada um deles tem prazos específicos para a entrega do documento.

Ficando atente a todos esses detalhes, você não terá maiores problemas para entrar em qualquer país da América Latina. De resto, organize o roteiro e aproveite todas as belezas e maravilhas que nosso continente te oferece.


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo