Garotas, não deixem que preocupações com as seguranças de vocês as impeçam de viajar sozinhas. Tomando certos cuidados, é possível fazer aquela viagem que você tanto sonhou, mesmo como viajante solo.

Seguro viagem geral 300x250

Apesar de as vezes ficarmos sabendo de histórias tristes, o fato é que no mundo existem mais pessoas boas e dispostas a ajudar, do que pessoas que desejam e fazem o mal ao próximo. Nosso contato com outros povos nos mostrou isso.

E mais, deve-se ter em mente que você geralmente não corre mais riscos enquanto viaja do que em casa. Porém, podemos nos sentir mais vulneráveis quando viajamos e às vezes nos colocamos em situações duvidosas devido à falta de conhecimento local.

VEJA MAIS – COMO PLANEJAR SEU MOCHILÃO

10 dicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas

Abaixo segue algumas dicas de segurança para mulheres que querem viajar sozinhas, mas tem um certo receio de concretizar esse sonho. Adotando essas medidas, com certeza sua viagem correrá em segurança e você poderá desfrutar de tudo o que seu destino oferece. Confira!

1. Tenha bem definido onde passará sua primeira noite

Isso é algo muito importante e deve receber uma boa atenção. Sempre que possível, deixe o hotel já reservado com antecedência e tenha bem definido seu meio transporte do aeroporto para sua hospedagem, especialmente se chegar à noite.

10 dicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas

2. Não contrate um táxi na rua

Isso se aplica especialmente à noite. Aproveite ao máximo as fontes locais confiáveis, como hotéis e restaurantes, que podem reservar transporte público legítimo e confiável.

3. Faça parecer que você sabe o seu caminho

Fuja do estereótipo do turista: use uma sacola local e evite usar mapas ou guias na rua. Em vez disso, encontre um lugar seguro, como um café ou restaurante, para se afastar e reencontrar seu caminho antes de sair novamente.

VEJA TAMBÉM MAS AFINAL, POR QUÊ A AMÉRICA LATINA? 

4. Tenha confiança

Agir com confiança, mesmo quando você estiver em um local ou situação desconhecidos, pode te ajudar bastante. Caminhe com firmeza e fale como se conhecesse o local que procura.

5. Aprenda algumas frases-chave

Pratique palavras e frases comumente faladas no idioma local. Isso não apenas fará com que você se sinta mais familiarizado com o que está ao seu redor, mas também te ajudará a se envolver com as pessoas da região. Aprenda saudações e boas maneiras como “por favor” e “obrigado”, bem como frases que despertem a atenção das pessoas ao seu redor, incluindo “vá embora” e “ajude”.

10 dicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas

6. Não tenha medo de pedir ajuda

Agora, se você sabe um pouco do idioma local, não tenha medo de usá-lo e conscientize as pessoas se estiver com problemas. Mais frequentemente, os espectadores vão intervir se souberem que você está passando por apuros.

7. Deixe alguém informado do lugar para onde você está indo

Quer você faça o check-in nas redes sociais ou envie uma mensagem simples para a família ou amigos em casa – sempre verifique se há alguém que conheça sua próxima parada. Você não precisa ligar para casa todos os dias, mas de vez em quando compartilhe onde planeja estar durante sua viagem.

VEJA MAISCOMO MONTAR O SEU ROTEIRO DE VIAGEM

8. Descubra quais lugares você deve evitar

Pergunte ao pessoal do hotel, do hostel ou do restaurante sobre aquelas áreas que você deve evitar na cidade, eles, com certeza, irão te informar. Guarde o número de telefone e endereço do seu hotel em seu celular. Também vale a pena tê-los escritos em papel no idioma local, caso você se perca ou a bateria acabe.

9. Não entre em pânico se você acha que está sendo seguida

Acha que você está sendo seguida? Atravesse a rua e tente encontrar um grupo de pessoas com as quais você possa conversar, ou um local em que você possa entrar, como em um café, loja ou restaurante. Ou então, ou dirija-se a um hotel de aparência confiável para relaxar no saguão por um tempo. Esta é sempre uma boa maneira de recuperar seu equilíbrio.

10 dicas de segurança para mulheres que viajam sozinhas

10. Faça contatos no destino que você está visitando

Quer se trate de amigos de alguém que você conhece, parentes distantes ou uma comunidade de viagens, faça contato com essas pessoas e se possível pegue o celular. É sempre bom ter um contato no local em que podemos contar caso precisarmos.

LEIA TAMBÉMCONHEÇA 6 ROTEIROS DE VIAGENS PELA AMÉRICA LATINA

Dica extra: Use seu sexto sentido

Todos seres humanos têm seu instinto, popularmente chamado de ‘sexto sentido’, bem desenvolvido. Mas geralmente muitas mulheres têm uma relação bom próxima com seu sexto sentido, sendo que na maioria das vezes ele não falha. Assim, se você tiver alguma dúvida sobre uma situação ou sentir algo estranho em algum ambiente, procure sair de lá o quanto antes.

Não deixe o medo te impedir de ser feliz

De posse dessas dicas, não adie seu sonho. Você pode viajar sozinha sim e deve realizar o sonho de conhecer aquele destino tão desejado. Não deixe o medo te paralisar. Tenha confiança e seja feliz! Boa viagem!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo