Depois de planejar tudo corretamente e tomar todas as providências, finalmente está chegando o grande momento. É hora de embarcar e concretizar todas as expectativas alimentadas ao longo dos últimos meses, é hora de colocar o pé na estrada.

Esse certamente é um dos momentos mais especiais da viagem, e fica difícil pensar em outra coisa que não seja viver intensamente essa experiência e aproveitar cada segundo.

Nesse momento é importante relembrar cada etapa percorrida até o embarque, de repassar todos os sentimentos que envolveram essa longa jornada, cada escolha, cada decisão e cada itinerário.

É hora de recordar das horas de sono perdidas imaginando como seria estar em determinado lugar, dos devaneios que insistiram em te acompanhar durante todo o período e de refazer cada passo e cada detalhe imaginado.

E é nesse breve espaço de tempo, a caminho do aeroporto, que você se dá conta de que a viagem já começou, e há muito tempo atrás. Nasceu de uma ideia, de um desejo, de uma curiosidade e foi tomando forma, lentamente, passando por diversas etapas, até desembocar nessa, tão esperada e entusiasmante.

VEJA TAMBÉM – DA IDEIA INICIAL AO AO PRÉ-PLANEJAMENTO DA VIAGEM

O mundo pela frente e pé na estrada

A sensação é de total liberdade e de estar dando um gigantesco passo rumo ao desconhecido, afinal, por mais que você tenha colecionado informações sobre o seu destino ao longo do tempo, nada substitui a viagem e a chegada em si. Um mosaico de novas cores, aromas, climas e pessoas irá em poucas horas se formar, e a experiência terá finalmente forma e volume.

O tempo certamente passará rápido, e a cada noite você terá a sensação de que faltaram mais algumas horas naquele dia para poder conhecer mais, descobrir mais, dividir mais. Já o tempo do trajeto passará lento, como se nunca fosse chegar ao destino, já que a expectativa é grande e a ansiedade será a companheira de todo o percurso.

Ao longo do trajeto, certamente você lembrará da infância, quando viajava com a família para algum lugar no fim de semana, ansioso pelas novidades, e a ida sempre parecia muito mais demorada que a volta.

É provável que você lembre também de outras viagens já realizadas, de situações vivenciadas, de pessoas que você conheceu e que jamais esqueceu.

Pegar a estrada é uma aventura mágica, que transcende o simples conceito de turismo. Viajar é abastecer a alma, sempre sedenta por novidades, curiosa em descobrir novas línguas, gírias, jeitos de falar.

É aprender através da observação, é fazer parte de um outro lugar e se sentir integrado a ele, é aguçar os sentidos para captar milhões de novas informações, que certamente ficarão eternizadas.

LEIA MAIS – VIAJAR É MENOS COMPLICADO DO QUE PARECE

Concretizando um sonho

A sensação de colocar o pé na estrada e desbravar um novo mundo irá se juntar à uma certa noção de familiaridade, já que na teoria, você conheceu esse lugar através das suas pesquisas, das fotos, dos relatos de viagem, das conversas com amigos.

Mas na prática, toda essa teoria provavelmente irá se desfazer, e você deixará de ter a impressão de outros para construir a sua própria impressão, os seus próprios conceitos. Portanto, aproveite o breve período de translado até o ponto de partida.

Assimile a atmosfera desse lugar, onde diversas outras pessoas estão também partindo ou chegando. Observe seus semblantes, suas expressões e tente imaginar de onde estão vindo ou para onde estão partindo. Em um aeroporto, rodoviária ou porto, todos os presentes compartilham algo, todos estão ali para concretizar uma ideia, um sonho ou um desejo.

Da mesma maneira, aproveite o tempo do percurso. Observe a paisagem em volta, como cada lugar tem suas peculiaridades, como as pessoas vivem de maneiras diferentes.

Se o trajeto for feito de avião, contemple o céu, as nuvens e perceba a imensidão do horizonte e quantos inúmeros destinos ainda são possíveis de serem alcançados, quantas outras viagens ainda precisam ser feitas para que conheçamos uma mínima porção do planeta.

VEJA MAIS – PERFIL DE VIAJANTE: SAIBA COMO DEFINIR O SEU

Viva o mundo à sua frente

Aproveite cada instante, e você vai poder fazer isso com tranquilidade, já que todo o seu planejamento foi bem feito. Foi para desfrutar desse momento que você dedicou horas de pesquisa e de organização. Tudo foi pensado e planejado minuciosamente para que cada etapa da viagem corresse de maneira tranquila e agradável.

Então, é hora de respirar fundo, de encher os pulmões com esse ar repleto de expectativas e de abrir bem os olhos para não perder nenhum detalhe. Por fim, ao colocar o pé na estrada, desfrute e aprecie o mundo que se revela à sua frente.