Se até agora você já idealizou, imaginou e fez todo o pré-planejamento de sua viagem, agora é hora de montar o seu plano de viagem completo, com todas as demandas, custos, prazos, datas, documentos e todo e qualquer detalhe que faça parte da viagem.

É hora de finalizar o planejamento em si, e preferencialmente, fazer isso no papel, por mais antiquado que isso pareça. Visualizar o panorama completo de todas as suas tarefas no que diz respeito a viagem será muito importante para que nenhum detalhe seja esquecido.

Parece muito trabalho organizar uma viagem? Se é uma primeira vez que você está planejando, até pode parecer, mas na segunda, terceira, quarta viagem, você verá como tudo fica mais fácil.

E lembre-se: um planejamento bem elaborado garante duas coisas: maiores chances de que sua viagem aconteça com sucesso e menos dores de cabeça com coisas insignificantes, mas que não foram planejadas.

VEJA MAIS – DA IDEIA INICIAL AO PRÉ-PLANEJAMENTO DA SUA VIAGEM

Planeje e antecipe os problemas

Pense que agindo assim, de maneira organizada e planejada, na viagem em si sobrará apenas a parte boa: os passeios, as descobertas, as aventuras e a diversão. Ser previdente significa antecipar os problemas para poder aproveitar ao máximo o momento da viagem em si, sem preocupações.

planejamento em si

E embora não seja a tarefa mais agradável, já que envolve números, papéis e burocracias, aproveite para tornar a fase do planejamento em uma prévia do que irá encontrar in loco. Se envolva ao máximo com seu destino desde esse momento tão fundamental de qualquer viagem.

Pense que cada problema antecipado irá proporcionar mais tempo para aproveitar sua estadia, que cada questão resolvida permitirá que você conheça mais uma cidade histórica e mais um passeio de tirar o fôlego.

LEIA TAMBÉM – ENFIM, É HORA DE COLOCAR O PÉ NA ESTRADA

Estruturando a viagem

Seu pré-planejamento foi um grande esboço, um ensaio, onde você respondeu perguntas fundamentais para que sua viagem se torne realidade. A seguir, é preciso estruturar a viagem, definir prazos, fazer orçamentos, pesquisas e contatos, e quão mais metódico e organizado você for nessa etapa, melhor.

É claro que nem todo mundo é organizado e metódico por natureza, e sua alma aventureira que mais é embarcar logo para conhecer aquele lugar fantástico com o qual você tanto sonhou.

Porém, cada coisa a seu tempo. Para colher, é preciso plantar, e trazendo essa antiga máxima para o contexto de sua viagem, agora é hora de planejar para depois aproveitar.

Separe por item cada uma das suas necessidades, como transporte, estadia, alimentação, passeios, visitas, deslocamentos, atividades culturais e tudo mais que você pretende fazer.

É saudável dividir tudo em duas grandes categorias: antes da viagem e no local visitado. Planeje tudo que é preciso para ir, e depois, em outra página, tudo que é preciso para aproveitar o seu destino. Assim, você pode estruturar melhor o tempo de cada uma das atividades.

VEJA TAMBÉM – CONHEÇA 6 ROTEIROS DE VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Planejamento da viagem, um ‘amigo’ essencial

E chegamos agora ao cronograma, ou seja, quando cada uma das tarefas deve ser realizada para que tudo corra dentro do previsto. Embora pareça lógico, o cuidado com o cronograma é essencial, principalmente se o relacionarmos com o orçamento.

Isso porque, via de regra, quanto antes forem feitas reservas, menores serão os valores. Sabendo bem em que época adquirir pacotes ou reservar hotéis e restaurantes, é possível conseguir excelentes descontos.

Porém, isso só será possível com planejamento. Se a viagem for em grupo, aproveite essa etapa para delegar tarefas e funções, principalmente quando se tratarem de orçamentos de hotéis e cotações de passagens.

Dez pessoas pesquisando os mesmos itens é muito menos racional do que uma divisão de tarefas bem-feita, e que além de tudo, garante que nenhum item fique de fora. Você e mais dois amigos vão viajar juntos? Cada um pesquisa um item da lista de planejamento.

LEIA MAIS – SEGURO VIAGEM: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE FAZER O SEU

Pergunte, anote e negocie

Tome cuidado nessa etapa para anotar em detalhas cada orçamento. Digamos que você orçou dez hotéis, cada um com um preço, uma localização, serviços diferenciados e períodos distintos de reserva.

Se em cada um deles você não anotar essas informações, sua pesquisa irá virar um caos, e provavelmente, sua estadia também. Considere todos os fatores possíveis, as vantagens e desvantagens de cada um dos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos que serão utilizados ao longo da viagem.

Anote tudo, pergunte, insista, negocie, e anote de novo. Lembre-se que essa é a hora de “perder tempo”, para depois, poder viajar tranquilo e usufruir de tudo que o seu destino oferece.

Quanto mais longe o destino e maior a duração da viagem, maior também será o planejamento. E fazer toda essa estruturação irá te aproximar ainda mais do seu destino.

Ao final do planejamento, você já se sentirá imerso naquele local que tanto desejou conhecer e agora está mais perto do que nunca. E fique tranquilo, coisas inesperadas acontecerão, mesmo com toda a organização e planejamento. Mas sabe de uma coisa: esse é o grande barato de viajar!