Você não viaja porque pensa que é muito difícil e caro? Não se engane! Viajar é muito menos complicado do que parece! Já pensou em organizar a sua própria viagem? Não? Então saiba que, ao organizar por conta própria a sua viagem, ela fica muito mais barata do que se contratar uma agência de viagens.

Sem contar a liberdade para planejar seu próprio roteiro e escolher quais locais e atrações quer visitar. Nada mais chato do que visitar um museu, as ruínas de uma fortaleza inca ou o centro histórico de uma cidade, e ter um guia te apressando para seguir em frente quando o que você mais queria era apreciar o local com calma.

Com o advento da internet, planejar e organizar a sua viagem por conta própria ficou muito simples, rápido, cômodo e seguro. Isso porque você encontra informações sobre qualquer país e cidade que desejar nos mais variados blogs de viagem que existem na rede.

Assim, basta pesquisar sobre o locar que deseja viajar e criar seu roteiro, comprar as passagens, contratar um seguro viagem, fazer a reserva das suas hospedagens e pronto, sua viagem está montada. Acompanhe abaixo as dicas que separamos para facilitar no planejamento da sua viagem e você verá que realmente viajar é muito menos complicado do que parece.

Crie o seu roteiro e calcule o orçamento

Não pensou ainda para onde vai viajar? O primeiro passo depende do que você gostaria de conhecer, da sua disponibilidade de tempo e dos recursos que possui para investir na sua viagem. Para definir o seu roteiro leve em consideração dois aspectos: quais países e cidades você gostaria de visitar, levando em conta o seu perfil de viajante, e o quanto de dinheiro você dispõe para fazer a sua viagem.

Você pode ser uma pessoa que prefere curtir belas praias como Cancún no México, ou Varadero em Cuba. Pode ser daquelas que gosta da agitação que Bogotá ou Buenos Aires oferecem. Ou então, gosta mesmo é de cidades históricas, como Quito, no Equador ou Colônia do Sacramento, no Uruguai.

viajar varadero

Independente de qual seja sua opção, busque informações na internet sobre o seu destino favorito. Com base nisso, você poderá prever orçamento mínimo para que a viagem aconteça da melhor maneira possível. E como defino o orçamento mínimo para a minha viagem?

A primeira coisa é listar todos os gastos e sempre tentar organizá-la com a maior antecedência possível. Assim, você encontrará melhores preços de passagens aéreas e maior oferta de locais para se hospedar. Quem deixa para organizar uma viagem de última hora, além de pagar mais caro nos serviços contratados, ainda correrá o risco de se esquecer de detalhes importantes.

Se tem dúvidas de quanto gastará com hospedagem, saiba que sites como o booking.com te darão a estimativa em reais para o período que escolher, seja para hotéis, pousadas, casas, hostels, apartamentos e outros. Por meio desse site ainda é possível saber se existe algum período próximo dos dias em que você escolheu no qual a hospedagem será mais barata.

Em relação às passagens aéreas, você pode pesquisar no decolar.com e verificar as ofertas de voos previstos para o seu destino. Prefira voos diretos, mas se precisar fazer conexões, tente comprar o trecho todo com a mesma companhia aérea. Caso haja algum cancelamento ou problema relacionado ao seu voo, ficará muito mais fácil ser acolhido em outro voo da mesma companhia.

Está antecipado no seu planejamento de viagem? Então você poderá encontrar muitas promoções de passagens aéreas. Aproveite-as, mas sempre verifique quais são as condições de uso dessas passagens promocionais, já que às vezes elas não poderão ser utilizadas em algumas ocasiões, como época de férias, finais de semana etc.

Sobre o deslocamento no seu destino, pesquise quais são as melhores opções de transporte existentes. Dependendo da cidade, é aconselhável alugar um carro. Porém, em outras, utilizar o transporte público como metrô, ônibus ou táxis são mais viáveis. Se a cidade for pequena, aproveite para caminhar a pé e conheça com calma cada canto da cidade.

Viajar Lima

Em Buenos Aires, por exemplo, existe o cartão do “Subte”. Ele dá acesso às linhas de metrô que passam praticamente por todos os pontos turísticos da cidade. Ao fazer o cartão, você poderá pagar muito mais barato para circular tranquilamente pela capital argentina.

Não esqueça também que, dependendo do seu destino, opções alternativas podem ser muito mais seguras e baratas. Há aplicativos como Uber e Cabify que são mais em conta na região? Então não pense duas vezes e contrate o serviço para se locomover com segurança e praticidade

Alguns outros itens são imprescindíveis no seu planejamento, como cálculo estimado do dinheiro que você precisará levar para desfrutar de uma viagem confortável, além do nome e endereço do local onde irá se hospedar. Leve sempre uma cópia impressa das suas reservas – isso é muito importante –, tendo em vista que alguns hotéis fazem mais reservas do que sua disponibilidade de acomodação existente.

Leve todos os documentos necessários

Antes de qualquer coisa, atente-se aos documentos necessários para que você possa ingressar no destino que você escolheu. Alguns países da América Latina não exigem vistos e nem sequer passaporte. Outros, porém, exigem passaporte, mas não o visto. Para saber mais sobre a utilização do passaporte, recomendamos ler o artigo “países da América Latina que não exigem passaporte“.

Países como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Bolívia não pedem passaporte na imigração, somente o RG. Agora, se o seu destino de destino exigir o passaporte, solicite-o com bastante antecedência na Polícia Federal, caso você ainda não tenha um. Saiba que você deverá preencher um formulário digital, efetuar o pagamento de taxas e fazer um agendamento prévio perante o órgão. O mesmo vale para os vistos, caso eles sejam necessários.

Quando sair do país, nunca deixe de anotar em locais diferentes o endereço e número de telefone da Embaixada e do Consulado do Brasil no seu destino. Também escanei seus principais documentos, como RG e Passaporte, e mantenha-os no seu e-mail. Se puder, leve cópias autenticadas desses documentos.

viajar telefones

Parece bobagem, mas fazer uma lista de verificação contendo todos os documentos e prazos que você deverá seguir, ajuda muito na hora de preparar a sua viagem. Seja ela longa – por algumas semanas ou meses – ou curta – por alguns dias somente –, você já poderá adiantar tudo o que precisa para viajar com tranquilidade. Esquecer alguma coisa, por mais simples que seja, pode te dar muita dor de cabeça!

Mas o que devo colocar nessa lista de documentos? Simples. Tudo aquilo que será necessário durante a viagem, como passaporte, carteira de vacinação da Anvisa, vistos, reserva de voos, ônibus, trem, hotel, tickets de passeios, telefones úteis, endereço da Embaixada Brasileira no seu destino, dentre outros. Também separe ou compre uma boa câmera, já que você certamente vai querer registrar os bons momentos.

Tem um animal de estimações e quer os levar junto na viagem? Verifique quais as restrições e os procedimentos perante a companhia aérea com muita antecedência para garantir que eles conseguirão embarcar com você. No site do Aeroporto de Guarulhos, você pode ler o artigo “como levar animas de estimação em viagens de avião“, que te ajudará a entender os procedimentos necessários. Procure saber também se o local em que você vai se hospedar faz alguma objeção sobre clientes que levam seus animais.

Organize-se antes de viajar

Um mês antes da viagem, dê uma olhada em seus e-mails e faça a confirmação de todas as reservas que você fez. Caso aconteça algum problema, ainda dará tempo de consertar as coisas! Trace os roteiros da sua viagem. Verifique quais os pontos turísticos mais importantes e os “veja” antes através do google maps.

A quantidade de locais que você poderá visitar ou atividades que poderá realizar vai depender dos meios de locomoção que você escolher ente uma cidade e outra, também da quantidade de dias no seu destino, e claro, do orçamento que você dispõe para gastar.

Uma semana antes da sua viagem, procure saber como está o clima no seu destino. Isso pode te ajudar a definir quais e quantas roupas deverá levar. Não exagere na bagagem, já que é você mesmo quem vai carregá-la por onde for, e se estiver muito pesada, poderá atrapalhar um pouco.

Uma dica é usar sacos Ziploc, ou outras embalagens a vácuo, para que caibam mais roupas, sapatos e objetos na sua mala ou mochila. É muito mais fácil carregar e proteger uma só bagagem do que várias, então não exagere na quantidade de coisas que vai levar.

Cadeados e embalagens em plástico PVC, aquele que é usado para tampar produtos na geladeira e no freezer, podem ser enrolados em volta de sua mala ou mochila, protegendo-a de danos e eventuais pessoas com más intenções que tenham acesso a ela.

viagem documentos

Também leve em consideração que, caso sua bagagem seja extraviada, você terá menos prejuízos. Aliás, tudo o que tiver grande valor para você, deve ser levado na bagagem de mão. E se tiver alguma dúvida sobre itens que podem ou não ser levados, contate a sua companhia aérea e tire a dúvida.

Você usa remédios controlados? Então precisará levar a receita traduzida na língua oficial do país de destino. Objetos cortantes, sprays e outros, provavelmente ficarão barrados no aeroporto. Sempre há exceções, como por exemplo, se você for artesão e decidir tomar o seu destino como inspiração e, por isso, vai levar consigo objetos afiados. Porém, recomendamos entrar em contato com a sua companhia aérea para entender como deve levá-los.

Um dia antes da sua sonhada viagem, caso seja a sua primeira vez, você poderá ficar ansioso, mas nem por isso deve deixar para arrumar as malas na última hora. Pegue artigos de higiene, carregadores de celular, dentre outros. Se possível, faça o check-in online, já que isso poderá facilitar a sua vida no dia seguinte, que é quando você vai embarcar.

A internet é mesmo um instrumento facilitador para organizar sua viagem, então tire proveito disso. Reveja o itinerário e todos os documentos. Deixe todos juntos e leve-os consigo na bagagem de mão, bem protegidos. E claro, chegar com antecedência ao aeroporto é fundamental!

Cuidados durante a viagem

Sempre avise algum parente ou amigo sobre o itinerário que você traçou. Combine dias e horário para entrar em contato. Ainda que você planeje sua viagem nos mínimos detalhes, sempre poderão ocorrer imprevistos. Por isso é bom que outras pessoas saiba onde você deverá estar.

A contratação de um seguro de viagem pode ser bem interessante, principalmente se você for para longe e por um considerável período de tempo. O seguro viagem cobre e indeniza diversos tipos de problemas, desde atendimento médico ao odontológico, morte, invalidez, extravio de bagagens e muitos outros, conforme a cobertura que você escolher, desde o embarque até o retorno para casa.

O seguro de viagem pode compensar e muito, tendo em vista todos os benefícios que pode proporcionar e para saber mais, leia o artigo “seguro viagem: entenda a importância de fazer o seu“. Saiba que procedimentos médicos, por mais simples que sejam, podem ser extremamente caros fora do Brasil, o que poderá te deixar em maus lençóis caso precise de alguma coisa. Então, seja precavido e contrate antecipadamente um seguro viagem. Nós do Soy América recomendamos o da Real Seguro Viagem, pois já utilizamos e conhecemos a empresa.

Leve algo para se divertir durante o voo, pois ele pode ser cansativo e nem todo mundo consegue simplesmente dormir no avião. Tenha consigo livros, músicas, lanches, caça-palavras, jogos em seu tablet etc. Assim como as crianças, alguns adultos podem ficar bem irritados durante viagens longas, então nunca é demais pensar em algo que você gosta de fazer e levar consigo no avião caso seja possível embarcar com ele.

Viu como é fácil planejar a sua viagem?

Depois que você planejar, organizar e realizar a sua primeira viagem de forma independente, todas as outras ficarão bem mais fáceis de serem planejadas. Com um pouco de organização, e usando a internet pra fazer suas pesquisas e contratar seus serviços, você viajará com economia, praticidade e segurança!

Viu só como viajar é menos complicado do que parece? Se gostou das nossas dicas, deixe sua curtida abaixo e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam perceber que podem organizar a própria viagem sem maiores dificuldades. E claro, comece a organizar sua próxima viagem ainda hoje e aproveite ao máximo o destino escolhido.