Localizada a 3400 metros de altitude, na região do Vale Sagrado dos Incas, Cusco é um daqueles destinos que onze em cada dez viajantes deseja conhecer. Seja pela história que envolve o local, por estar encravada na Cordilheira dos Andes, pela cultura singular do povo que a habita ou por ser rota de acesso a Machu Picchu.

E saiba que é muito normal surgir dúvidas quando se viaja pela primeira vez a qualquer destino, ainda mais quando se trata de um destino tão emblemático como este. Assim veja nossas dicas para sua viagem a Cusco ser inesquecível!

LEIA TAMBÉM – CUSCO, A ANTIGA CAPITAL DO IMPÉRIO INCA

Soroche ou o “mal da montanha” 

É comum a quem visita a cidade de Cusco sentir os efeitos do soroche, ou o “mal da altitude”, como é popularmente conhecido em toda a América Latina.

Seguro viagem america do sul 300x250Inclusive é importante fazer a aclimatação no primeiro dia, que basicamente consiste em repousar e beber chá de coca, oferecido gratuitamente por hotéis e hostels, para aliviar a sensação de náusea.

Se a ansiedade te permitir, quando chegar em Cusco, não deixe as malas no hotel e saia para conhecer a cidade logo no primeiro momento.

Recomendamos tomar um bom banho, beber duas canecas de chá de coca e em seguida durma por umas três horas. Quando acordar, estará mais preparado para começar a desbravar a cidade.

O Vale Sagrado dos Incas

Cusco também serve como base para conhecer os principais sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, que ficam bem próximos a ela. Entre outros, os mais procurados são Pisac, Chinchero, Ollantaytambo, Vale Sagrado, Maras y Moray e Sacsayhuaman, e uma antiga fortaleza que fazia a proteção de Cusco. 

dicas para sua viagem a Cusco ser inesquecivel

Na Plaza de Armas e na Avenida El Sol você encontrará várias operadoras locais que oferecem os passeios para os sítios arqueológicos acima. E aqui vai uma dica valiosa: negocie para conseguir um bom preço, uma pechincha pode render uma boa economia.

A origem do nome Cusco

Uma curiosidade é que a tradução literal da palavra Cusco a partir do Quéchua significa Umbigo do Mundo. E isso se deve ao fato de que a cidade ficava em um ponto central do Império Inca, chamado pelos nativos dessa civilização de Tahuantinsuyo.

A cidade é dominada por ruas estreitas e um clima que mistura as heranças incas e espanholas, além do charme latino, surgindo assim um ambiente único. No Centro Histórico da cidade, é possível ouvir música andina em quase todos os lugares, o que contribui para o clima mágico da cidade. 

VEJA MAIS – AGUA CALIENTES, CIDADE BASE PARA VISITAR MACHU PICCHU

Como ir de Lima a Cusco

Para sair da capital Lima e chegar até Cusco você deverá escolher entre ir de ônibus ou de avião. Para ir de ônibus, precisará enfrentar 14 horas de viagem. As empresas que fazem a viagem são Cruz del Sur, Moviltours e Tepsa, variando de S/140 a S/180 Soles a passagem.

dicas para sua viagem a Cusco ser inesquecivel

Para fazer a viagem de avião, recomendamos as empresas Peruvian Airlines, StarPerú e LCPeru, com o preço de passagem variando de USD 120 a USD 130 dólares. O voo dura cerca de 1 hora.

LEIA TAMBÉM – MACHU PICCHU, A CIDADE PERDIDA DOS INCAS

Temperatura média na cidade

A cidade costuma ser bem fria durante o ano todo por conta de sua altitude, tanto que a temperatura média de Cusco é de 11 graus Celcius, então é recomendado levar roupas de frio para se proteger.

Seguro viagem america do sul 300x250Tem épocas do ano, principalmente no verão, que durante o dia faz calor, mas sempre tenha um agasalho, luvas, gorro e cachecol na sua mochila, pois o tempo pode esfriar no fim do dia.

Atrações em Cusco

Muitas pessoas enxergam Cusco somente como uma cidade base para conhecer os sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, além de Machu Picchu, principalmente pela sua posição estratégia.

Porém a cidade oferece aos seus visitantes excelentes restaurantes, bairros históricos com construções coloniais, excelentes lojas e galerias típicas da região que vendem artesanatos de povos locais, além de uma consolidada rede de hotéis e muita história para contar.

dicas para sua viagem a Cusco ser inesquecivel

Na cidade pode se observar em vários prédios a união evidente das arquiteturas incas com a dos colonos espanhóis. Ao caminhar pelos bairros no entorno da Plaza de Armas, essa característica fica bem evidente.

A cidade também possuí diversos museus, praças, centros de artesanatos, mercadões, catedrais e bairros que irão te conquistar de primeira vista, como histórico bairro de San Blás.

Caminhe pela cidade

É possível fazer diversos passeios em Cusco, porém, só andar pela cidade observando as heranças coloniais e incas, os trajes típicos dos moradores e os costumes dos que ali habitam, já é o suficiente para marcar profundamente um viajante que passe pela cidade.

Seguro viagem america do sul 300x250Sem contar que, visitar os vários povoados descendentes dos incas, conhecer e Pisac, Chinchero, Ollantaytambo, Vale Sagrado, Maras y Moray e Sacsayhuaman, ouvir a transcendental música andina e ter a oportunidade de conversar com os cusquenhos, é algo que não se traduz em palavras.

Muitos turistas chegam até Cusco com o único pensamento de fazer dela uma cidade base para ir até Machu Picchu, mas partem de lá falando que existem poucos lugares tão encantadores na América Latina como essa cidade. E saiba que estão cobertos de razão. Descubra Cusco você também!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo