O que conhecer numa primeira viagem a Manaus

Se você é daqueles que, quando pensa em Manaus, lhe vem à cabeça a imagem de uma imensa floresta com alguns casebres e “tribos de índios” fazendo a dança da chuva, saiba que essa é uma ideia bastante equivocada sobre a capital do Amazonas. 

Claro que, estando na cidade, você poderá fazer vários passeios interessantes pela maior floresta do mundo, mas Manaus também conta com bairros e construções históricas, parques, museus e uma história bastante singular.

Seguro viagem brasil 300x250Por isso, podemos afirmar que um dos pontos mais interessantes e originais do território brasileiro, e da América Latina como um todo, é a cidade de Manaus, localizada no coração da Amazônia.

A história de uma cidade fascinante

Manaus foi fundada em 1649 e é considerada como uma das principais cidade da região norte do país. Sua história está diretamente relacionada ao próspero Ciclo da Borracha no Brasil, o que possibilitou à cidade figurar como uma das mais desenvolvidas entre os anos de 1890 até 1910.

A herança histórica desse período, pode ser vivenciada em quatro dias completos de passeios pela cidade. Mas se você puder ficar mais, saiba que não irá se decepcionar a cada nova descoberta que fizer caminhando pelos bairros e ruas da cidade. 

VEJA TAMBÉM – ECOTURISMO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Em sua maioria, os pontos turísticos mais importantes de Manaus estão localizados no centro. Vejamos alguns deles:

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro localizado, largo de São Sebastião, no centro de Manaus. Esse teatro foi construído com a riqueza produzida durante o ciclo da borracha, sua arquitetura é em estilo renascentista e hoje ele é um símbolo da cidade.

o-que-conhecer-numa-primeira-viagem-a-manaus

Em seu interior você encontrará, além da sala de apresentações, uma loja de artesanato local e lanchonetes. É possível fazer uma visita guiada e os ingressos para apresentações saem por volta de R$ 20 reais.

   Parque Municipal do Mindu

Este parque está localizado na R. Perimetral, S/nParque Dez de Novembro, a 15 minutos do centro de Manaus, conta com uma área de 42 hectares – 420 mil metros quadrados. Nele é possível observar exemplares da fauna e flora que fazem parte do ecossistema que compõe a Amazônia.

o-que-conhecer-numa-primeira-viagem-a-manaus

No Parque Mindu, além de visitar uma pequena biblioteca, é possível fazer trilhas em meio à mata preservada e ainda assistir alguma atração cultural quando programada em seu anfiteatro. A entrada é gratuita e a visita pode ser feita de terça a domingo das 8h as 17h.

Museu do Índio

Estando em Manaus, um lugar muito interessante para visitar é o Museu do Índio, localizado na Av. Duque de Caxias, 296 – Centro. O grande diferencial desse museu, é que ele é o único do Brasil que conta com um amplo acervo de peças que recontam a história indígena no nosso território.

O que conhecer numa primeira viagem a Manaus

Ali você encontrará mais de 3000 itens produzidos pelas próprias tribos da Amazônia, tais como: Tukano, Yanomani, Wanana, Kobevva, Tariano, Desse e Macu. Para quem se interessa pela história dos índios brasileiros, o museu é passagem obrigatória.

Ele funciona de 2ª a 6ª das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30; aos sábados das 8h30 às 11h30. O valor da entrada é R$ 10 reais.

VEJA MAIS – HOTÉIS, RESTAURANTES E VIDA NOTURNA EM MANAUS

Outros passeios

Em Manaus existem ainda vários outros pontos interessantes para se conhecer, tais como: o Palácio Rio Negro, o Palacete Provincial, o Parque dos Bilhares, o Museu da Amazônia e a Praça Heliodoro Balbi.

Também é interessante conhecer o Parque Estadual Samaúma, o Mercado Municipal e o cinematográfico Museu do Seringal, onde foi gravado o filme “A Selva”. E para quem não conhece nada da cidade, indicamos fazer o City Tour Manaus, oferecido por diversas operadoras locais.

Visite Manaus, a capital indígena do Brasil

Como você pode ver, Manaus é uma cidade com um leque muito grande de atividades para todos os perfis de viajantes. Ela oferece desde parques, museus, praças além de bons restaurantes e vida noturna. Sem contar que é a cidade base para contratar os passeios relacionados ao ecoturismo que podem ser realizados na floresta amazônica.

Seguro viagem brasil 300x250

Se você gostou das nossas dicas sobre o que fazer na capital indígena do Brasil, deixe sua curtida aqui em baixo e compartilhe esse texto com seus amigos nas redes sociais.

E se você já fez um passeio por Manaus ou pela floresta amazônica, compartilhe nos comentários como foi sua experiência. Vamos tornar cada vez mais popular esse destino brasileiro que encanta pessoas do mundo inteiro.


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo