Um dos pontos de interesse clássico na América Latina, principalmente para os amantes da história das antigas civilizações pré-colombianas, é conhecer Cusco, a antiga Capital do Império Inca. Ela possui cerca de 350 mil habitantes, e está localizada na província de mesmo nome.

Seguro viagem america do sul 300x250

A Civilização Inca atrai as atenções do mundo todo, tanto que essa cidade, base para conhecer Machu Picchu, é muito visitada por viajantes e mochileiros o ano todo.

Do Brasil partem voos regularmente para Lima, o que facilita encontrar uma passagem aérea que atenda suas necessidades.

Quando viajamos para Cusco, utilizamos os servições da Avianca e gostamos bastante do valor das passagens e do atendimento da companhia. Também vale a pena conferir se ela tem passagens em promoção.

Cusco, muito além de uma cidade base

Cusco é uma cidade com diversas atividades e pontos turísticos interessantes, então, é recomendado tirar cerca de uma semana, ou pelo menos 5 dias, para poder conhecê-la razoavelmente bemCaso fique apenas 3 dias, conseguirá conhecer apenas os pontos turísticos principais, o que já é bastante interessante.

Plaza de Armas

Para iniciar seu passeio, vá até a Plaza de Armas, localizada no centro histórico. Essa praça é o grande ponto de encontro de Cusco, já que é frequentada tanto por turistas, quanto por locais. Em seu centro é possível ver a Estatua del Inca em homenagem aos seus ancestrais.

Plaza de Armas Cusco

A Plaza de Armas é rodeada por restaurantes para variados públicos. Em suas proximidades estão localizados os principais pontos turísticos, o que faz dela um ótimo ponto de partida para conhecer outros locais e para fazer uma boa refeição.

Nos arredores da Plaza de Armas

Ao redor dessa praça também encontramos lojas de suvenires, roupas e artesanato geralmente feitos à mão pelos nativos ou povos da região. É uma opção para quem quer fazer compras.

Algo recomendado é sentar-se em algum banco da praça depois do jantar e ficar observando a movimentação de quem a frequenta. Uma boa alternativa para quem está em seu primeiro dia na cidade, já que favorece a aclimatação.

Na praça, você pode visitar a Catedral de Cusco. Ela é gigantesca, possuindo 12 capelas em seu interior. Existem muitas esculturas de prata e ouro no local, além de imagens de santos. Não é possível tirar fotos, pois pode tirar prejudicar as obras e esculturas presentes no local.

Museu Inka

O primeiro museu que indicamos visitar é o Museo Inka, que fica muito próximo a Plaza de Armas, localizado na Cuesta del Almirante 103. Neste museu você será apresentado ao Império Inca, já que ali existe um arsenal invejável de objetos que são herança da época do Império, tais como tecidos, ferramentas e ornamentos.

A entrada é de S/10 Soles ou R$ 10 reais, isso porque nossas moedas são equiparadas. O museu pertence à Universidade Nacional San Antonio Abad de Cusco e funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, aos sábados e feriados das 9h às 16h e não abre aos domingos.

Museu de La Coca

O outro é o Museo de La Coca, que explica tudo dessa famosa planta cultivada milenarmente no Peru. Em seu interior encontramos uma exposição sobre a planta, uma cafeteria e uma loja de produtos feitos a partir da planta, como o vinho de coca, a bala de coca e o chocolate de coca.

O valor pago para visitar o Museu de La Coca é de S/10 soles cada, ele funciona  de segunda a domingo – todos os dias da 8h as 20h – e está localizado na Cuesta de San Blas, 618. Vale a pena visitá-lo para entender como a folha de coca é um elemento cultural tão importante para os peruanos.

Bairro e Plaza San Blás

Poucas quadras acima do Museu Inka, você encontrará a Plaza San Blas, localizada na Calle Tandapata. Aqui, encontramos dois pontos interessantes: uma das primeiras igrejas fundadas em Cusco, a de San Blas, na qual estão expostas diversas obras barrocas.

E por fim, conheça o Bairro de San Blas caminhando por suas ruas estreitas e repletas de construções coloniais. Esse bairro está localizado bem acima da Plaza de Armas e nele você encontrará as casinhas mais charmosas de Cusco. Ande sem rumo por ele, tirando fotos e interagindo com alguns nativos, que vendem seus artesanatos pelas calçadas.

Ainda em San Blas, outro local que merece uma visita é o mercadão do bairro, onde podemos fazer uma refeição ou comprar frutas frescas a um preço muito bom. Aqui podemos conversar com as vendedoras de frutas, senhoras com fortes características, tanto físicas, quanto dos costumes locais.

Avenida El Sol

Na Av. El Sol, uma das principais da cidade e bem próxima da Plaza de armas podemos vistar o Museu de Arte Popular e acessar o Templo de Coriqancha, também conhecido como Templo Dourado.

Nessa avenida também encontramos lojas comerciais e diversas casas de câmbio autorizadas pelo governo. Lembre-se de sempre trocar seu dinheiro naquela que oferecer a melhor cotação.

Outros Locais

Seguro viagem america do sul 300x250

Ainda existem outros pontos que podem te interessar, como o ChocoMuseu, localizado na Calle Garcilaso 210, o Museu de Arte Religioso, na calle Herrajes ou a Plaza Regocijo, que tem em uma de suas esquinas o Museu Municipal de Arte Contemporânea.

Bem, como você pode ver, alternativas de locais a se conhecer não faltam para quem visita Cusco.

Visite a Capital do Império Inca

Bem, como você pode ver nesse artigo, Cusco é uma cidade que oferece diversas atividades para os mais variados tipos de viajantes e turistas. Pela diversidade de atrações que dispõe, agrada os mais variados perfis de viajantes, que vão desde turistas mais tradicionais até mochileiros aventureiros que rodam a América Latina.

Se você ainda não conhece a cidade, programe-se, pois vale a pena visitá-la. E se gostou das dicas que trouxemos aqui, curta e compartilhe esse texto com seus amigos no facebook para que eles também possam conhecer uma das cidades mais incríveis do nosso continente: Cusco, a antiga capital do Império Inca.


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo