Montevidéu é uma cidade encantadora, que oferece atrações interessantes para se conhecer e também é considerada como uma capital com ares de interior, pois além de tranquila e arborizada, é muito aconchegante.

Se esta é sua primeira viagem à capital uruguaia e está em dúvidas do que visitar por lá, nós do Soy América preparamos um texto sobre o que fazer em Montevidéu. Uma viagem de 4 dias para Montevidéu é suficiente para conhecer aqueles locais considerados clássico na capital, mas se você puder ficar mais, com certeza se encantará com tudo o que ela tem a oferecer.

LEIA TAMBÉMONDE SE HOSPEDAR EM MONTEVIDÉU

O que fazer em Montevidéu

Para quem visita a cidade pela primeira vez, indicamos conhecer os pontos turísticos mais tradicionais através do City Tour Montevidéu, que se inicia na Praça Independência, localizada na divisa entre o Centro e a Cidade Velha, e segue por mais 16 pontos principais da cidade.

Entre eles, você visitará a Porta da Cidadela, o Palácio Salvo, o Teatro Solís, o Mercado do Porto, o Parque Rodó, o Mercado Agrícola, as Ramblas, os Bairros de Pocitos, Buceo e Punta Carretas, a Praça Beattle, o Obelisco, o Cassino Carrasco, o Monumento La Carreta e o Estádio Centenário.

Por onde começar?

Recomendamos iniciar seus passeios pela Praça Independência, coração da cidade, onde você poderá conhecer o Mausoléu dedicado ao General Artigas, considerado um herói nacional e pai da pátria.

O que fazer em Montevidéu, capital do Uruguai

Ao redor da praça, você pode visitar o Palácio Legislativo, sede do poder político uruguaio, o Palácio Salvo – da foto que abre este artigo -, que por muito tempo foi considerado o prédio mais alto da América do Sul, com seus 95 metros e 27 andares.

Teatro Solis

Bem na esquina da Praça Independência esta o imponente Teatro Solis, com uma arquitetura inspirada em vários teatros italianos, como o Teatro Carlo Felice, em Gênova. Nele você pode fazer uma visita guiada e no fim tomar uma bebida no café que existe dentro do teatro.

O que fazer em Montevidéu, capital do Uruguai

Porta da Cidadela

Na Praça Independência, temos ainda a Porta da Cidadela, um dos cartões-postais de Montevidéu, sendo a entrada para a Cidade Velha pela rua Sarandi, uma das mais famosas ruas uruguaia.

Nela você encontrará diversas lojas, bares, restaurantes e muitas bancas de artesãos vendendo seus produtos, que vão desde camisetas, cuias de chimarrão, pinturas, chaveiros, trabalhos em madeira e antiguidades.

LEIA MAISQUAIS RESTAURANTES CONHECER EM MONTEVIDÉU

Praça Constituição

O coração da cidade Velha é a Praça Constituição, onde fica localizada a Catedral Metropolitana, que foi erguida em 1790. Essa era a praça principal de Montevidéu na época colonial e hoje é rodeada de restaurantes e bares, um bom lugar para fazer uma pausa para o almoço.

Mas se estiver nos seus planos almoçar no Mercado do Porto, faça uma pausa, sente-se em um dos bancos da praça e aprecie a paisagem que conta com uma bela fonte de 1871 esculpida em mármore.

Mercado do Porto

Dessa praça, indicamos seguir pela Rua Sarandi para o Mercado do Porto, um dos pontos mais visitados em Montevidéu. Ali você encontrará, além de vários tipos de artesanatos locais, as mais tradicionais churrascarias uruguaias, ou como são chamadas lá, as parrillas.

Vale a pena escolher um dos muitos restaurantes do local e provar a típica bebida medio y medio, uma mistura de vinho branco com espumante, o famoso assado uruguaio, ou uma parrillada completa.

O que fazer em Montevidéu, capital do Uruguai

Nos arredores do Mercado você encontrará barracas e lojas que vendem todo tipo de artesanato, além dos deliciosos alfajores uruguaio. Recomendamos provar o da marca Negro, simplesmente irresistível.

Feira de Tristán Narvaja

Aos domingos, recomendamos ir até a Feira de Tristán Narvaja, no bairro de Cordón. O melhor horário para visitá-la é das 10h as 14h e indicamos começar seu passeio na esquina da Avenida 18 de Julho com a Tristán e Narvaja.

Nessa feira, você encontrará frutas, verduras, comidas tradicionais, artesanato, antiguidades, livros e as mais variadas bugigangas que puder imaginar. Vá com tempo e caminhe tranquilamente pelas várias ruas tomadas pela feira, uma ótima oportunidade de vivenciar a cultura local de perto.

Bus Turístico

Para quem deseja conhecer locais mais distantes do Centro Histórico, recomendamos fazer o passeio com o Bus Turístico de Montevidéu. O valor do passe para utilizar o serviço por 24 horas custa em torno de R$ 60 reais.

O que fazer em Montevidéu, capital do Uruguai

Os ônibus passam de hora em hora por 11 pontos e você pode descer para conhecer aqueles locais que mais tem interesse e depois voltar ao ônibus e descer novamente em outro local.

O trajeto todo, sem descer do ônibus, leva 2h30 e percorre 42 Km, passando por vários bairros da cidade. Ao entrar no ônibus, você receberá um fone para ouvir a história da cidade, dos pontos turísticos e dos prédios mais antigos conforme o ônibus vai passando pelos bairros.

Passear pelas Ramblas

Outra coisa a se fazer é alugar uma bicicleta e pedalar pelas Ramblas, calçadões que se estendem às margens do Rio da Prata, utilizados pelos uruguaios no verão como praia. Caso prefira andar a pé, tire o fim da tarde para caminhar pelas Ramblas e ver o belo por do sol que o local oferece. Um espetáculo.

O que fazer em Montevidéu, capital do Uruguai

Parque Rodó

Você pode incluir no seu roteiro também o Parque Rodó que é a principal área pública da cidade e também fica colado com o Rio da Prata. Nessa região estão localizados os bairros de Pocitos e Punta Carretas, que oferecem aos moradores e viajantes uma ótima vida noturna. Então, se estiver procurando por bons barzinhos e restaurantes, escolha uma dessas áreas para se hospedar ou visitar a noite.

Museus

Montevidéu também tem variados museus muito interessantes para visitar, tais como o Museu del Carnaval, que fica perto do Mercado del Puerto, o Museu Andes 1972, que recorda a queda do avião com atletas uruguaios, e o museu Torres García, que é dedicado ao famoso pintor e desenhista uruguaio.

O que fazer em Montevidéu, capital do Uruguai

Também é bem interessante visitar o Museu de La Memoria, dedicado à memória e luta dos que foram perseguidos pela ditadura militar uruguaia, e o Centro de Exposições Subte de Arte Contemporânea, espaço criado em 1936, é semelhante a uma estação de metrô e já recebeu obras de artistas do mundo todo.

Palácio Legislativo

Você pode ainda fazer outros passeios memoráveis como a visita guiada ao Palácio Legislativo, que por sinal é um dos prédios mais bonitos da cidade, e fica bem no coração da cidade, localizado na Praça Independência.

Estádio Centenário

Outro tour interessante é o oferecido no Estádio Centenário, que foi construído para sediar a primeira Copa do Mundo em 1930. Se você é daqueles que acredita que apenas o brasileiro é apaixonado por futebol, espera até conversar com um uruguaio.

Rota de vinhos e Cervejas

Se você gosta de vinhos e é adepto do enoturismo, pode aproveitar para fazer o Tour Vinhos e Vinhedos e, além de conhecer as vinícolas próximas à capital, ainda degustará de vários vinhos uruguaios. 

Outro passeio interessante, é fazer o Tour Cerveja em Montevidéu, que te leva para provar 8 tipos de cerveja diferentes, com direito a acompanhamentos, em uma das mais tradicionais cervejarias artesanais do Uruguai, a Mastra.

Colônia do Sacramento e Punta del Este

Por fim, sugerimos fazer mais dois passeios rápidos de um dia. O primeiro é visitar Colônia do Sacramento, uma das mais belas cidades do país. Aproveite para passear em seu pequeno e singular centro histórico e aprecie suas construções coloniais que sofreram influência tanto da arquitetura portuguesa, quanto da espanhola.

O segundo, realizar o tour Punta del Leste e Piriápolis. No trajeto, você passará pela famosa Casa Pueblo, a Ciudadela Escultura do artista Carlos Vilaró. Ao retornar para Montevidéu, aproveite para curtir a noite pelos vários bairros que você encontra em Punta Carretas e Pocitos, bairros badalados da capital.

A terra do mate

E não tem como não admitir que o título de terra do mate é do Uruguai. Mesmo no verão, em Montevidéu bebe-se muito chimarrão. Estando lá, você não pode deixar de aproveitar para provar um pouco dessa bebida típica.

Na capital do paisíto, você encontrará pessoas de várias idades e classes sociais com o mate na mão e a térmica embaixo do braço. Isso em todos os lugares que passar, das ruas e praças, às lojas e hotéis.

LEIA TAMBÉMMONTEVIDÉU, UMA CAPITAL COM ARES DE INTERIOR

São muitas as atrações em Montevidéu

Viu quantas opções de passeios e lugares para conhecer em Montevidéu? Aproveite cada um deles no ritmo tranquilo e calmo que caracteriza a cidade. Como a capital uruguaia é bem plana, recomendamos fazer os passeios mais próximos caminhando. Além de conhecer bem cada detalhe da cidade, você ainda se exercita.

Estive duas vezes em Montevidéu e se tivesse que me mudar do Brasil para alguma cidade da América Latina, com certeza ela seria a escolhida. Não gosto de morar em cidade grande, prefiro as de médio porte, mas mesmo sendo uma capital, Montevidéu tem aquele ar de cidade do interior com tudo o que uma capital pode oferecer.

Aproveite cada minuto que passar por lá e qualquer dúvida nos escreva nos comentários abaixo. E se você já esteve na capital do paisito, deixe suas dicas sobre o que você mais gostou de conhecer e o que mais recomenda para nossos leitores. Até mais!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo