Se você vai viajar para Havana, mas não sabe o que conhecer naquela que é considerada a capital cultural do Caribe, veio ao lugar certo. Neste artigo trazemos várias informações sobre o que visitar no centro de Havana em Cuba.

Do Malecón ao Paseo del Prado, do Capitólio ao Barrio Chino, a parte central de Havana é incrível.

LEIA TAMBÉMHAVANA, CUBA: A CAPITAL ARTÍSTICA E CULTURAL DO CARIBE

O que visitar no centro de Havana

Estendendo-se do Malecón à beira-mar, o Centro de Havana ergue-se gradualmente para os bairros, onde duas avenidas mais amplas – Zanja – e, mais adiante, a Avenida Salvador Allende (oeste) ou a Avenida Simón Bolívar (leste), ficam paralelas à costa e proporcionam uma sensação de amplitude e grandiosidade.

Seguro viagem america central 300x250O centro é densamente povoado e mais degradado que La Habana Vieja, porém tem uma personalidade distinta e, talvez, um charme que lhe é peculiar. 

Conhecido por seus altos edifícios de apartamentos desgastados pela ação do tempo, o centro de Havana é revelador de uma vida intensa.

É nessa região da cidade que verá de perto aquelas imagens mais difundidas na mídia brasileira sobre Cuba: edifícios restaurados, outros bem deteriorados, roupas secando em varais pendurados nas sacadas, música alta, carros antigos e cubanos vivendo suas vidas tranquilamente. 

Os bairros que compõem o parte central de Havana é negligenciado pela maioria dos visitantes, que preferem as praças mais “turísticas”, parques frondosos e as ruas de paralelepípedos de Havana Vieja. No entanto, seria um erro ignorar o fascinante centro da capital cubana.

Barrio Chino

O Barrio Chino ou Chinatown é um remanescente da cidade e foi fundado no século XX. Localizado a poucos metros de El Capitolio, esta é a maior e mais importante Chinatown na América Latina.

Ela abriga diversos estabelecimentos comerciais incluindo lojas, “bodegas” com itens exóticos, frutarias, restaurantes, lavanderias, etc.

O que é verdadeiramente peculiar sobre este bairro são as chamadas Sociedades Chinas de Instrução e Recreio, pequenos estabelecimentos de casino e bar-restaurante, como a Lung-Kwn-Sol, a Sue-Yuen-Tong e a Chi-Tack Tong.

O que visitar no centro de Havana em Cuba

Existem outros pontos imperdíveis neste bairro, como o Kwong-Wah-Po (Jornal Chinês Popular), que ainda está sendo publicado, um cinema chinês, onde as versões originais dos filmes são apresentadas, e uma singular farmácia homeopática chinesa.

Zona Comercial

A principal zona comercial de Havana, que fica aos arredores das Calles Neptuno e San Rafael, entre o Paseo de Martí e a Avenida Galiano foi reformada e “voltou à vida”. Nessa região do centro de Havana, você encontrará diversos bares temáticos que valem a pena uma visita.

Seguro viagem america central 300x250

Vários dos melhores restaurantes com os mais típicos e deliciosos sabores da cidade, também estão escondidos, em muitos casos, nos edifícios antigos dessa parte da capital.

Por ali você também encontrará diversos hostals, as casas particulares de cubanos que servem como hospedagem aos turistas.

Malecón

Malecón foi o primeiro nome dado à Avenida del Golfo e hoje é o calçadão mais famoso de Cuba. Ele percorre 8 km da costa de Havana e caminhar por ele é poder vivenciar o clima da capital cubana em sua essência.

A construção desse calçadão iniciou-se em 1901, mas foi constante até 1930 quando o finalizaram. A riqueza arquitetônica dos prédios à beira do Malecón é percebida através de casas coloniais do século XVIII e XIX, seguidas por uma fileira de edifícios do século XX.

O que visitar no centro de Havana em Cuba

Em algumas dessas construções você perceberá uma combinação incomum de estilos, com a incorporação de portais, colunas e pilastras que acompanham as linhas clássicas à maneira cubana.

Mas o maior encanto do Malecón é que ele é um lugar para passear em um dia quente, típico cubano. É um lugar aonde os casais vão para namorar e observar o lindo pôr-do-sol que o local oferece, como o da foto acima.

No Malecon você também poderá ver famílias passeando com seus filhos ou pescadores tentando fisgar um peixe. Por muitos, é considerado um “salão ao ar livre” de Havana.

Paseo del Prado

O Paseo del Prado ou Paseo de Martí (1772) já recebeu inúmeros nomes, como Nuevo Prado, Alameda de Extramuros, Paseo de Isabel II, e com a independência de Cuba, tornou-se o Paseo de Martí.

Em 1940 ele foi remodelado e ganhou destaque com melhorias na iluminação e pavimentação. Além disso, edifícios importantes e outras construções começaram a ser erguidas aos arredores do Paseo del Prado, o que tornou a área ainda mais atraente.

O que visitar no Centro de Havana em Cuba

Nele é possível ver famílias caminhando nos finais de semana, jovens andando de patins e skate, idosos jogando xadrez e artistas expondo suas pinturas. Sem contar o grande número de turistas do mundo todo que passam por lá para conhecê-lo.

No início do século 20, tornou-se a localização mais popular entre as famílias que tinham mais dinheiro para construir suas residências. Após, o Paseo del Prado foi presenteado com leões de bronze, lampiões e os bancos de mármore que vemos lá até hoje.

Capitólio

Já o prédio do Capitólio é, sem dúvida, um dos edifícios mais notáveis de Cuba, pois exala magnificência. As obras de construção do Capitólio como palácio presidencial começaram em 1910, mas foram posteriormente retomadas em 1926. 

Somente materiais caros e nobres foram utilizados nessa construção. Seus jardins clássicos são um show à parte. A cúpula de 62 metros era o ponto mais alto da cidade, “um metro mais alto do que o de Washington“, gabam-se os cubanos.

O que visitar no centro de Havana em Cuba

Atualmente o prédio do Capitólio é utilizado como Academia de Ciências de Cuba e a Biblioteca Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao caminhar por seus corredores, é inevitável vir à cabeça tudo o que passou ali dentro quando era sede do poder cubano.

Sua decoração interna impressiona aos mais exigentes viajantes e ele está localizado na parte extrema sul do Passeo del Prado. Não perca a chance de conhecê-lo, nem que seja para apenas observá-lo de fora.

VEJA MAIS5 DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR A CUBA PELA PRIMEIRA VEZ

Gostou do que viu?

 

Saiba que esses são apenas alguns lugares para se visitar no centro de Havana, já que a cidade oferece várias outras opções aos seus visitantes.

Seguro viagem america central 300x250Nos próximos textos apresentaremos locais para se conhecer em La Habana Vieja, a Praça da Revolução, como é estar em Varadero e a bela cidade colonial de Trinidad.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais. E para quem já esteve por lá, deixe suas dicas do que conhecer no centro dessa fantástica capital.

Visitar Havana é uma experiência singular. Planeje-se para conhecê-la. Até a próxima!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo