Nada pode ser pior para você e para sua viagem do que quando acontece da sua mala não aparece no carrossel de bagagens. Ou seja: muito provavelmente sua bagagem extraviou.

Se isso acontecer, é bem provável que você venha a ter uma infeliz e estressante experiência preenchendo formulários de reclamação de bagagem e, claro, tenha que tomar um verdadeiro “chá de banco”.

Seguro viagem geral 300x250

Uma espera que tem a tendência de ser angustiante (principalmente se você tinha alguma coisa de valor financeiro ou emocional na sua preciosa mala!).

O extravio de bagagens é a segunda maior causa de reclamações perante a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, que regulamenta o setor.

E como evitar esse tipo de má experiência? Muitas vezes reservando voos direitos, sem escalas e conexões, ou levando poucos pertences em suas mochilas que te acompanharão no avião. Usando essas dicas, suas coisas poderão, a princípio, ficar bem mais protegidas. Mas isso nem sempre funciona.

Assim, é importante você adotar algumas precauções para não ter dor de cabeça e decepções ao buscar a sua bagagem na área de desembarque e não encontrá-la, seja no país ao qual foi viajar ou na volta para casa.

VEJA TAMBÉMA IMPORTÂNCIA DE FAZER UM SEGURO VIAGEM

Causas frequentes para o extravio de bagagens

A primeira e mais frequente causa é a perda da sua bagagem pela companhia aérea. Caso isso aconteça, você poderá ser ressarcido dentro das regras de cada companhia, através do preenchimento de formulários.

Também é importante comprovar quais os itens que estavam na sua bagagem. Estar protegido por um seguro de viagem pode ser fundamental dependendo do seu destino, principalmente se for ao exterior ou estiver voltando de lá.

bagagem extraviou cuidados

As companhias aéreas normalmente têm uma longa lista de itens que não serão ressarcidos, o que pode incluir joias, dinheiro e outros objetos de valor. Estes tipos de itens devem ser sempre deixados em casa ou levados com você na sua bagagem de mão, o que sempre é mais seguro.

Como não há hora, local, nacionalidade ou situação financeira que evitem a ocorrência de crimes, você poderá ser roubado ou furtado. Se a sua mala desaparecer depois de ter deixado a área de desembarque, a sua reivindicação não é mais com a companhia aérea, mas com a polícia.

VEJA TAMBÉMDICAS PARA PLANEJAR O SEU MOCHILÃO

Também é comum haver equívoco e alguém pegar mala de outra pessoa por engano. Muitas companhias aéreas fazem a varredura das bagagens e mantêm registros, especialmente em aeroportos maiores.

Então, se você trouxe na mala objetos de decoração do país que visitou, e logo que a retirou do carrossel de bagagem percebeu que ela estava danificada, abra tudo imediatamente e verifique ainda no local quais objetos sofreram danos. 

O mesmo serve para malas adulteradas, que podem ter sido abertas e ter objetos furtados durante o trajeto. Sempre vá ao guichê da sua companhia aérea e informe o ocorrido antes de sair do aeroporto. Em seguida, faça uma reclamação na companhia aérea para requerer os valores que perdeu.

Medidas para evitar que suas bagagens extraviem

Opte por uma etiqueta de bagagem mais inteligente. Atualmente você pode escolher entre várias marcas de etiquetas, sendo que algumas delas têm alta tecnologia com microchip.

Assim, você poderá saber exatamente onde foi parar a sua bagagem. Muitas malas se perdem no aeroporto quando as etiquetas de papel, coladas durante o embarque, são retiradas por algum motivo.

bagagem extraviou aeroporto

Se os pertences que estão na sua mala forem muito importantes para você (como por exemplo, objetos necessários ao seu trabalho), não pense duas vezes antes de investir em uma etiqueta inteligente.

Ela pode garantir maior tranquilidade para você e sua viagem, além de que nem custam tão caro assim, ainda mais se os objetos que estão dentro da sua bagagem forem de valores elevados. Segurança nunca é demais.

LEIA TAMBÉMCONHEÇA 6 ROTEIROS DE VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Faça com antecipação seu check-in 

Fazer o check-in com a maior antecipação possível pode também trazer muito mais tranquilidade para a sua viagem. Quem chega tarde para embarcar tem mais chance de ter sua bagam extraviada, já que os profissionais que despacham as malas no aeroporto precisam de um tempo para fazer isso.

Algumas pessoas dizem que se você não tiver sua bagagem despachada ao menos 30 minutos antes da sua viagem, você correrá sérios riscos de ter problemas. Desse modo, quanto mais cedo você fizer o check-in, melhor. 

Outra opção é juntar uma cópia do seu roteiro de viagem junto com informações de contato em um local visível. Assim, caso sua mala seja encontrada, você facilitará a vida da companhia aérea e receberá seus pertences mais rápido.

Isso porque muitas vezes a demora ocorre já que o funcionário não consegue encontrar facilmente informações de contato do proprietário da mala, principalmente se a etiqueta de embarque for retirada.

Tire fotos da sua bagagem

Também tire fotos da sua mala ou mochilão, para que possa mostrar aos atendentes da companhia aérea quando for fazer sua reclamação de extravio. Essa dica é muito importante.

Pode parecer exagerado, mas funcionou com um amigo que viajou para o México e teve sua mala extraviada. A partir da foto e das informações que ele passou à atendente, sua mala foi identificada e devolvida rapidamente.

Envie sua bagagem pelo correio

A próxima sugestão parece ser meio “ideia” de loucos, mas também é válida. Já pensou em despachar a sua bagagem por correio antes de viajar?

extravio de bagagem

Você resolverá dois problemas de uma só vez: evitar que a sua bagagem extravie e economizar nas taxas de despacho de malas ou de excesso de peso, que podem custar bem caro.

Se você planejar com antecedência e enviar seus pertences ao seu hotel o quanto antes, você poderá acompanhar o envio da sua bagagem sem se preocupar.

VEJA MAISAS 10 CIDADES MAIS VISITADAS NA AMÉRICA LATINA

Opte por malas coloridas

Apostar em malas com design e cores diferentes pode ajudar a previnir que sua bagagem seja extraviada ou pega por engano por outro passageiro. Isso por que ficará mais fácil visualizá-la.

Porém, evite usar bagagens que chamem muito a atenção, já que isso pode surtir um efeito contrário. Assim, seja moderado, e diferencie das centenas de malas pretas, azuis e cinzas dos seus companheiros de voo.

O quanto mais rápido você identificar a sua mala, menor a sua chance de perdê-la. Caso prefira usar aquelas malas pretas ou cinzas, aposte no uso de cintas, adesivos ou outros tipos de identificação que possam personalizá-la. Adesivos e botons também podem ajudar a identificar mais rapidamente sua bagagem.

Opte por conexões longas e declare valores

Outra dica é evitar conexões muito curtas, já que aumentam a probabilidade que suas bolsas desapareçam. Se o seu voo está atrasado, a equipe aeroportuária terá pouco tempo para colocar sua bagagem no avião.

Outro ponto que é chato, mas muito importante, é a declaração dos valores de objetos contidos na sua bagagem despachada, ainda no check-in.

Nesse caso, é permitido à empresa verificar o conteúdo dos volumes, bem como cobrar um adicional sobre o valor declarado. De outro lado, caso seus pertencem valham o incômodo, isso pode te ajudar a ressarci-los se sua bagagem for extraviada.

Tenha uma mochila de mão

Finalmente, como o poder da adivinhação vem para poucos (se é que vem), seja precavido e leve consigo itens mínimos para que você possa “sobreviver” caso sua bagagem extravie, como trocas de roupas extras, telefones e contatos do seu seguro de viagem, dinheiro e todos os seus documentos.

Importante também carregar com você a localização e contato da Embaixada e Consulado, para que possa entrar em contato com essas autoridade caso suas coisas sejam roubadas, furtadas ou perdidas, principalmente documentos, passaporte e/ou dinheiro e cartões.

Como agir se a sua bagagem extraviou

Caso você não tenha sido o “sortudo” da viagem e sua bagagem acabar extraviada, procure a empresa aérea, de preferência quando ainda estiver no interior da sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque. 

Relate minuciosamente o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Isso pode ajudar você recuperar sua mala ou mochila perdida.

bagagem extraviou

Lembrando que a regulamentação brasileira, realizada pela ANAC, aplica-se aos voos que saem do Brasil. Para os voos que saem de outros países, aplicam-se as normas do local de origem da viagem.

Assim, é muito importante que, antes de viajar, você verifique as regulamentações para extravio de bagagens no seu país de destino.

No Brasil, para fazer sua reclamação, você precisará apresentar o comprovante de que a bagagem foi despachada. Caso sua bagagem seja localizada pela empresa aérea, ela será devolvida para o endereço informado por você.

Prazos para devolução de bagagem

Os prazos máximos estipulados no território brasileiro para que sua bagagem permaneça na condição de “extraviada” são de 30 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.

Se a sua bagagem não for encontrada durante esse período, a companhia aérea terá que te indenizar. Caso a bagagem tenha sido danificada, você deverá relatar o problema para a empresa o quanto antes, ainda na sala de desembarque, ou em até 7 dias depois que desembarcar.

No caso de furto, siga o mesmo procedimento. Isso porque a companhia aérea é responsável pela sua bagagem desde o momento em que ela é despachada até o momento em que os passageiros a receberem. Não deixe de registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia especializada do local onde você estiver.

Direitos do passageiro cuja bagagem extraviou

Se a companhia aérea alegar que não poderá entregar a sua bagagem imediatamente, exija compensação financeira para comprar itens urgentes. Esses valores podem variar de acordo com a rota e a empresa com que você viajou, mas fica por volta de US$ 150 em voos para o exterior ou R$ 380 no Brasil.

bagagem extraviou

Guarde todos os comprovantes para comprovar seus gastos, e caso leve mais de 72 horas para receber sua bagagem, sua compensação financeira deverá ser bem maior. Porém, a empresa terá até 30 dias para te ressarcir em voos nacionais e até 21 dias em voos internacionais.

Não encontraram sua bagagem

E se não encontrarem a sua bagagem? Bom, nessa fatídica hipótese, as companhias aéreas vão oferecer uma proposta de indenização de acordo com o peso da mala e com o que você informou naquele formulário quando foi despachá-la (lembra?).

Por isso, se houver a necessidade, preencha muito bem detalhado esse documento para evitar ter mais prejuízos ainda. Principalmente se carregar objetos de valor.

Quanto posso receber pela bagagem?

A Convenção de Varsóvia, ratificada pelo Brasil, estabelece o limite de US$ 20 por quilograma de bagagem extraviada em voos internacionais, o que nem sequer será capaz de custear o preço que você pagou naquela sua mala ou mochilão mais caro.

Já nos voos nacionais, o limite é de R$ 4.200,00, equivalente a 1.131 DES – Direito de Saque Especial / FMI, na forma da regulamentação da ANAC, hipótese em que você devera tentar comprovar bens e valores que estavam na sua mala perdida.

E claro, quando se sentir insatisfeito e lesado, nunca deixe de acionar o Poder Judiciário e os órgãos de proteção ao consumidor, como o PROCON.

Seguro viagem geral 300x250

Seja precavido

Tomando algumas precauções, principalmente se a sua viagem for para o exterior, você não terá dor de cabeça.

Infelizmente todos nós estamos suscetíveis imprevistos em qualquer ocasião, inclusive durante viagens.

Mas seguindo essas dicas corretamente, você poderá diminuir os seus potenciais prejuízos e viajar novamente sem traumas. E lembre-se de contratar um seguro viagem com cobertura para danos ou extravio de bagagem.

Já passou por essa situação?

Gostou das dicas de hoje? Então compartilhe este com seus amigos nas suas redes sociais para que eles também saibam como proceder no caso terem sua bagagem extraviada.

E se você já passou por uma infeliz situação dessas, compartilhe suas dicas e o que fez para reaver sua bagagem ou valores perdidos. Até o próximo artigo!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo