Visitar os territórios em que se desenvolveu a civilização Maia é sempre uma ótima pedida para os amantes de viagens que buscam conhecer os resquícios da cultura e arquitetura desse povo. E o sítio arqueológico de Lamanai, localizado no distrito de Orange Walk em Belize, é uma das grandes indicações para aqueles que buscam encontrar essas características.

    O nome dessa cidade Maia – Lamanai – foi inspirada em uma expressão que tem como tradução direta algo como Crocodilo Submerso. Assim, muitas dos prédios arquitetônicos e dos artefatos arqueológicos encontrados no local têm representações ou algum tipo de referência a esse réptil, criando uma incrível e belíssima experiência visual para quem viaja ao local.

    Acredita-se que muitas das estruturas do sítio arqueológico de Lamanai são das mais antigas que foram construídas por essa cultura pré-colombiana, e a datação da origem dessa cidade é de 3000 anos atrás. E o seu auge, segundo historiadores, deu-se no período pré-clássico, ou seja, entre os séculos IV a.C. e I d.C. Esse fato torna essa uma viagem ímpar para quem gosta de aventura e par aos que buscam descobrir mais sobre a história dos Maias.

belize-lamanai-mascara

Dicas úteis para fazer esse passeio

    A cidade base para conhecer o sítio arqueológico de Lamanai é Orange Walk, distante 90 km de Belize City, capital do país. Essa cidade é bem pequena e sua população não chega a 14 mil pessoas, mas ali o viajante poderá visitar o museu Las Banquitas Casa de Cultura, onde poderá aprender um pouco mais sobre a história e arqueologia dos maias. Outro passeio interessante é conhecer as belezas naturais no Honey Camp Lagoon, segundo lago mais famoso da cidade, onde é possível fazer passeios de barcos e canoas.

    Para chegar até Lamanai, partindo de Orange Walk, o mais comum é fazer um passeio de barco que pode durar entre 1h30 a 3 horas, e pode custar de U$ 20 a U$ 75 dólares por pessoa dependendo da empresa que você contratar. Existem várias operadoras que oferecem o pacote e também autônomos que trabalham com o turismo, mas uma dica é fechar com uma empresa de confiança e que ofereça um bom serviço e principalmente segurança para seus clientes.

    E aqui recomendamos a Lamanai Belize Tours, tanto por sua longa trajetória operando esse passeio, quanto pelo profissionalismo e capacitação de seus guias. Outro ponto positivo é que a empresa serve um almoço ao seus cliente assim que chega em Lamanai, é algo simples, como arroz com feijão, frango, salada de pepino, sobremesa e refrigerante ou água, mas o suficiente para ficar alimentado e depois iniciar os passeios por todo o sítio arqueológico.

   O trajeto de 50km é feito pelo Rio Novo (New River, como é chamado pelos locais) e, durante o percurso, podemos observar em suas margens lindas flores, árvores frondosas, papagaios, crocodilos, macacos bugios, entre outros animais e plantas típicas daquela região. Também é possível chegar ao sítio arqueológico de carro e o percurso dura aproximadamente 2 horas. A dica aqui é ir de carro somente se você não gosta de fazer longos trajetos de  barco, mas do contrário, garantimos que chegar no sítio arqueológico de Lamanai de barco é uma aventura interessante.

   Ao chegar no sítio arqueológico de Lamanai, é necessário efetuar o pagamento de U$ 5 dólares para poder entrar no parque e conhecer suas construções. Outra dica é que logo na entrada de Lamanai você poderá visitar um museu que reconta a história do local, além de ter em exposição pequenos objetos encontrados durante as escavações para restauração dessa importante cidade maia.

Os três belíssimos templos em Lamanai

   Entre as maiores revelações que a arqueologia fez na arquitetura de Lamanai, estão os três incríveis, belíssimos e imponentes templos: o Templo da Máscara, o Templo Alto e o Templo do Jaguar, que são os pontos mais importantes e essenciais durante a viagem para esse sítio arqueológico.

   O Templo da Máscara possuiu duas estruturas de 3 metros em forma de mascarás, que são incrivelmente fantásticas de se observar, principalmente os detalhes que relembram crocodilos. O Templo Alto possui 33 metros sendo possível subir no seu ponto mais alto, por lindas escadas esculturais de pedras, para observar toda a beleza do sítio arqueológico, a floresta que o cerca e o Rio Novo.

   Por sua vez, o Templo do Jaguar possui 29 metros, 4 a menos que o Templo Alto, porém boa parte está coberto pela floresta local, sendo que a imagem de um Jaguar é um dos principais destaque desse belíssimo templo. Pessoas do mundo todo viajam anualmente até Belize para visitar o sítio arqueológico de Lamanai, inclusive conversei com um turista brasileiro, apaixonado pela cultura maia, que a aura do lugar é algo indescritível, só estando lá mesmo para vivenciar.

Seguro viagem america central 728x90

   Agora uma dica fundamental: como Lamanai está localizado na beira de um rio e cercado por floresta, é fundamental tomar os devidos cuidados com mosquitos, portanto, leve repelente em sua viagem e tome a vacina contra a febre amarela. Também deve se observar a temperatura desse país, que tem uma média de 28ºC, ou seja, faz um pouco de calor e o aconselhável é levar roupas leves.

   No verão é imprescindível levar uma capa de chuva, já que na região chove bastante. Como falado anteriormente, todos os amantes da história e arquitetura Maia deveriam conhecer esse sítio arqueológico, situado no pequeno país chamado Belize, que, além de Lamanai, guarda em seu território diversos outros monumentos e cidades da antiga civilização Maia, como Xunantunich e sua imponente arquitetura.

   Hospedagem e alimentação em Orange Walk

     No Honey Camp Lagoon existem alguns ranchos nos quais, quem está viajando pela região, pode se hospedar com muito conforto. Em Orange Walk também e possível se hospedar em resorts, tais como o Maruba Resort Jungle Spa e o Lamanai Landings Resort and Marina. Os valores praticados nessas acomodações giram em torno de U$ 100 a U$ 300 dólares.

Lamanai Belize
Honey Camp Beach Club oferece praia artificial, bar na praia, quiosques e muita tranquilidade – Foto: Belize Viagens

   Para se hospedar em um local com preço mais acessível, mas também muito bom, recomendamos o Hotel de la Fuente, onde encontramos valores entre $30 a $70 dólares a diária. Este hotel também oferece pacotes completos para fazer o tour até Lamanai e os valores variam de $35 a $50 dependendo do número de pessoas, para fazer a viagem.



Booking.com

   Para conhecer a gastronomia local, recomendamos parar em um dos muitos cafés e restaurantes espalhados pelo centro da pequena Orange Walk. Ali você conseguirá provar deliciosos pratos e bebidas típicas de Belize por preços que variam entre $5 dólares para pratos econômicos no Luigi’s Restaurant, no Cocina Sabor e na Panificadora La Popular, chegando até $70 dólares por pratos mais sofisticados no Maracas Bar and Grill, no Nahil Mayab Restaurant & Patio e na Tan’s Pizza.

   Se você gostou do texto, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer essa importante herança da civilização Maia. E se já conhece o sítio arqueológico de Lamanai, compartilhe com nossos leitores como foi sua experiência nos comentários abaixo. Agora, de posse dessas informações, é só você planejar sua viagem para Lamanai e aproveitar ao máximo o que ele oferece. Boa viagem!


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo