Praias, baladas, bares, sol, mar, boa comida e drinks são uma excelente pedida para aproveitar as férias. Pronto para conhecer tudo o que Cancún e os seus arredores têm de bom? De idosos a crianças, de turistas de luxo a mochileiros, todos vão amar essa viagem!

Seguro viagem america central 300x250

Além disso, merece ser mencionado o fato de que o calor se faz sempre presente durante todo o ano em Cancún. Vale lembar que lá as estações são invertidas em relação ao Brasil, quando aqui é inverno, lá é verão e vice-versa.

A alta temporada por lá ocorre especialmente nos meses de dezembro e fevereiro, justamente no “inverno”, já que europeus e estadunidenses não gostam de muito calor.

Precisando de sossego? Evite os meses de março e abril, porque são “férias escolares” nos Estados Unidos. A temporada de furacões – calma, não quer dizer que eles ocorrerão –, mas a chance de acontecerem será maior entre os meses de junho a novembro.

Zona hoteleira

Grande parte dos resorts, hotéis e condomínios estão situados na Zona Hoteleira, que é a mais conhecida pelos viajantes. Por lá, a Kukulcan Boulevard é a principal e única via, que a percorre em toda sua extensão, e que fica lotada em meio a um mar de turistas e moradores.

dicas completas do que fazer em Cancún

É importante ressaltar também que na Zona Hoteleira os ônibus passam 24h por dia, todos os dias, e são bem elegantes e conservados. Alguns contam inclusive com internet móvel e ar-condicionado, especialmente os de cores vermelha e azul, pelo valor de US$ 4,00 até o Centro e US$ 9,00 até Playa.

Logo, é perfeitamente possível passear pela Boulevard Kukulcán usando ônibus, que também passam pelas Avenidas Coba (continuação da Boulevard Kukulcán), Tulum, Bonampak, Nichupte e Portillo.

A linha da Route 1 (R1) percorre a Zona Hoteleira, Avenida Tulum e Puerto Juarez; a Route 2 (R2), passa pela Zona Hoteleira, Wal Mart, Mercado 28; A Route 15 (R15), faz todo esse trajeto e a Avenida Andrés Quintana Roo e, finalmente, a Route 27 (R27) chegará até o shopping Plaza Las Américas.

dicas completas do que fazer em Cancún

Para locais mais distantes, alugue um carro ou faça alguma tratativa com agências turísticas, o que pode custar mais caro. Se usar táxi, sempre negocie o preço antes. 

Ao oeste da ilha fica a Laguna Nichupte, uma grande lagoa que abriga centenas de marinas, restaurantes à beira-mar, shopping centers, campos de golfe, ilhas e enseadas, onde você terá o prazer de ver fantásticos e belos pores-do-sol.

Nessa área, vale destacar também o Aquário Interativo (Kukulcan Km. 12.5, Zona Hotelera) te dará a possibilidade de interagir com a vida selvagem. Na seção ao ar livre, toque ouriços do mar, arraias, tartarugas marinhas e conchas.

Finalmente, no tanque coberto, mergulhe (com equipamentos) em uma gaiola segura juntamente com um instrutor, alimente os tubarões com segurança e nade em uma enorme piscina junto com golfinhos.

Centro de Cancún

No Centro de Cancún também há excelentes restaurantes, bares e centros comerciais. Por lá, a atmosfera é mais favorável a uma diversão familiar. O ambiente também se mostra muito mais latino, já que é bem mais frequentado pela população local. Ah, e os preços praticados são bem mais “camaradas”.

dicas completas do que fazer em Cancún

Na parte central da cidade há a Plaza de Toros, que fica no extremo norte de Boulevard Kukulkan. As touradas serão realizadas às quartas-feiras, às 15h30. A atividade é tradicional – tanto quanto beber tequilae foi inserida no México pelos vice-reis espanhóis nos tempos de colonização.

Praias de Cancún

As bem cuidadas e paradisíacas praias de areia branca que são delicadamente acariciadas pelas águas turquesas e quentes do Mar Caribenho, certamente se destacam como os pontos mais relevantes da cidade.

Seguro viagem america central 300x250

É impossível não ir à Cancún e deixar de tomar um banho de mar! Assim, esteja pronto para colocar sua roupa de banho e divirta-se sob o sol!

Aliás, não se assuste ao ver “banhos de topless”, pois essa é uma atividade silenciosamente aceita em Cancún e nas áreas que circundam a Rivera Maya. A nudez total é rara (e ilegal) nas principais praias.

A questão mais relevante a se pontuar quanto às praias públicas, ou seja, aquelas que estão fora dos resorts, é que elas não têm comércio para atender aos turistas, e nem mesmo ambulantes, já que são considerados ilegais por lá.

O que fazer em Cancún

As praias que mais merecem destaque em Cancún são a Playa Tortugas, pequena e com mar tranquilo. É dela que saem os barcos para Isla Mujeres, a Playa Delfinesuma das mais famosas e com uma bela vista –, e a Chac-Mool, pública, calma, e que vale a pena uma visita.

Atividades aquáticas

Não cansamos de dizer que o Mar do Caribe, com sua areia branca e águas azul-turquesa, é uma das atrações mais sensacionais desse destino. Muitas atividades aquáticas te esperam!

Excursões de barco na Lagoa Nichupte, na Isla Mujeres, na Isla Contoy e muitos outros destinos da região estarão disponíveis todos os dias e com saída de Cancún, por meio de trajetos feitos com modernos iates, catamarãs e barcos antigos.

Seguro viagem america central 300x250Alguns passeios podem incluir também mergulho, excursões em parques ecológicos, café da manhã, almoço e parada para compras.

Ainda, há a possibilidade de viajar de barco para que se possa apreciar o belo pôr-do-sol em Isla Mujeres.

Quem sabe assistir uma apresentação do show “Piratas do Caribe” com direito à buffet com comida mexicana e open bar. Ou, para os mais aventureiros, praticar parasailingparaquedas puxado por uma lancha – e fazer “voos” emocionantes na Zona Hoteleira.

Áreas de Mergulho

Vale recordar que Cancún é um dos destinos de mergulho mais importantes do mundo. Visite recifes de coral em meio ao mar aberto, explore cavernas e cenotes subaquáticos e tenha experiências incríveis.

No Caribe Mexicano fica a segunda maior barreira de corais do mundo, a Barreira Mayana. Já na parte norte de Cancún, estão os recifes de corais El Bajito e Banderas. Se praticar mergulho é praxe para você, vá à San Miguel e Aristos, ao leste, pois exigem um pouco mais de experiência.

O que fazer em Cancún

Outra atividade bem interessante é visitar o Museo Subacuatico de Arte, localizado no Km. 15.3, Blvd. Kukulcan, Zona Hotelera. Este é o único museu subaquático do mundo e nele você pode mergulhar com cilindro ou com snorkel para apreciar centenas de esculturas submersas.

Pesca

Gosta de pescar? Também é possível! Passe um dia emocionante sentindo a brisa do mar no seu rosto e divirta-se pescando em Cancún. Diversas marinas oferecem essa atividade, tendo você experiência ou não. Pesque Marin, Barracuda, Garoupa e várias outras espécies de peixes.

Ecoturismo

E o ecoturismo também pode “unir o útil ao agradável”. Passeios pela selva permitem que você tenha um contato mais íntimo com a natureza. Alugue uma lancha ou monte em um jet ski e descubra as belezas dos manguezais da Laguna Nichupte.

Observe a grande variedade da vida selvagem e da flora. Também é possível alugar jangadas, caiaques, equipamentos para windsurfe e outros.

Ruínas maias em Cancún

Sabia que para conhecer um pouco da cultura maia e visitar um dos sítios arqueológicos dessa civilização você nem precisa sair de Cancún? Isso mesmo. Na Zona Hoteleira você pode visitar o Sítio Arqueológico El Rey, localizado bem em frente a belíssima Playa Delfines.

O que fazer em Cancún

Outra atração imperdível para quem quer entender um pouco melhor a história do povo maia, é visitar o Museo Maya de Cancún, localizado na Bouvelvard Kukulcan km 16.5, Zona Hotelera.

Nele você encontrará um bom acervo de peças produzidas por essa civilização, bem como informações consistentes sobre a história deles. Na parte externa você poderá visitar uma área chamada San Miguelito, em que há ruínas Mayas.

Campos de Golfe

Cancún pode ser considerado um verdadeiro paraíso para os golfistas, pois tem campos de golfe de primeira classe e que foram projetados por especialistas. Jogue as melhores rodadas da sua vida, com muita beleza natural à sua volta e o Mar Caribenho ao fundo.

Dois campos bem procurados são o La Villa du Golf à Cancun e o Iberostar Golf Club Cancún no Km. 17.7 da Blvd. Kukulcan. Os dois campos ficam anexos a hotéis, mas podem ser acessados por pessoas hospedadas em outros hotéis.

Vida noturna

Em Cancún não há tempo ruim também quando o assunto é diversão noturna – o que, inclusive, leva muitas pessoas do México e do mundo todo à cidade. Entre os Km 8 e 10 é que se concentram os melhores bares e casas noturnas para aqueles viajantes que não abrem mão de uma boa balada.

O que fazer em Cancún

O Coco Bongo, bar do filme O Máskara, existe e fica em Cancún, na Blvd. Kukulcan Km. 9.5, Zona Hotelera. Lá você poderá assistir a shows incríveis, conhecer pessoas do mundo todo, provar bebidas típicas do México e dançar até cansar. Além do Coco Bongo, outros destaques são a Dady’O, a Señor Frog’s e a Carlos and Charlie’s.

Compras em Cancún

Como o destino turístico mais popular do México, Cancún oferece experiências de compras, tendo desde stands de joias, mercearias e até ultramodernos centros comerciais, com tantas variedades que você nem sequer pode imaginar.

Seguro viagem america central 300x250

Compre presentes, lembrancinhas, utilitários para viagem, artigos esportivos, licores e muito mais.

Isso porque a cidade é uma Zona de Livre Comércio, ou seja, isenta de impostos. Certamente você encontrará o seu perfume favorito por um preço bem mais em conta!

Aliás, Cancún tem uma política de devolução dos impostos pagos pelos visitantes. São as “Tax Back” (os postos ficam nos Terminais 2 e 3) do Aeroporto Internacional.

Se a sua documentação estiver correta, dentro de um período de até 40 dias, o valor que você pagou a título de tributo será devolvido de forma eletrônica.

dicas completas do que fazer em Cancún

No Centro de Cancún você poderá negociar preços ainda mais baixos. Aproveite a chance! Ah, e em virtude da rica e inestimável diversidade cultural da região você poderá encontrar itens únicos, com destaque ao leste da Avenida Tulum, um dos principais pontos da cidade.

Shoppings em Cancún

Quanto aos shoppings, a cidade tem vários como o Kukulcan Plaza, o mais luxuoso de Cancún e de Riviera Maya (Boulevard Kukulcan Km 13, local 410 y 411A, Benito Juárez, Zona Hotelera) e o La Isla (Boulevard Kukulcan Km 12.5, 262), situado próximo à Laguna Nichupte, com uma arquitetura incrível e tecnologia avançada.

O Mercado Coral Negro (Boulevard Kukulkan, Zona Hotelera), por sua vez, você encontrará lembrancinhas regionais, como artesanato, além de poder sair com o cabelo trançado, as orelhas furadas e tatuagens, se quiser.

dicas completas do que fazer em Cancún

O Plaza Flamingo (Blvd. Kukulcán Km.11.5, Zona Hoteleira), situado no coração da Zona Hoteleira e que oferece refeições de todos os tipos, desde fast foods até renomados restaurantes internacionais; o Plaza La Fiesta (Blvd. Kukulcan, Zona Hotelera), ótimo para comprar itens de couro.

Por fim, o La Gran Plaza, que fica localizado em outra região, na Avenida Nichupte, uma das ruas mais movimentadas de Cancún, e o Paseo Cancun (Avenida Andres Quintana Roo); o Mercado 28 – mercadão de pulgas da cidade ( s/n, Mz. 13, Xel-ha, 28) e muitos outros.

São muitas as opções do que fazer em Cancún

Viu quantas opções? Se você não sabia o que fazer em Cancún, ou estava na dúvida do que conhecer, espero que essas dicas possam te ajudar a definir seu roteiro e as atrações que deseja visitar.

Cancún é um daqueles destinos que você vai uma vez e deseja voltar sempre que possível. Não perca tempo e planeje sua viagem. Até o próximo artigo.


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo