A Isla Mujeres, localizada ao largo da costa de Cancún, deve ser o local mais idílico do Caribe, favorecido não só pelo clima maravilhoso e pela vista deslumbrante, mas também pela atmosfera hospitaleira.
Assim que você sair do barco e começar a caminhar pela rua principal, já sentirá o ambiente hospitaleiro e verá o sorriso dos moradores locais. A arquitetura traz uma “sensação caribenha” distinta.
As casas têm um ou dois andares e fachadas bem pintadas, que se destacam em face das ruas de paralelepípedos e os intensos tons azuis do mar e do céu, figurando como um lindo cartão postal da vida real.
Por que Isla Mujeres?
O nome da ilha foi dado pelos conquistadores espanhóis em virtude de várias esculturas de argila femininas “descobertas” por eles ao desembarcarem por lá. E embora Cancún seja agitada, a Isla Mujeres permanece um lugar pacífico e tranquilo.
De Porto Juarez até a ilha você terá que se deslocar aproximadamente 20 minutos de ferryboat. Quando chegar lá pode alugar os carrinhos de golfe, bicicleta ou simplesmente caminhar por toda a extensão da ilha, onde a natureza foi generosa e proporcionou um incrível cenário oceânico, com corais coloridos e peixes.
Mar calmo e imenso
As praias são esplêndidas! As melhores ficam na parte norte da ilha, pertinho do centro. O mar é tão calmo que mais parece uma piscina imensa. Já ao sul, você encontrará o Parque Nacional de Garrafon, em meio às ruínas do Tempo da deusa Ixchel.
O Parque de Esculturas é uma verdadeira galeria de arte ao ar livre, exibindo 23 peças originais de artistas locais e estrangeiros. Ao explorar a região você poderá tirar fotos incríveis, nas vistas panorâmicas oriundas de penhascos e dos recifes. Para mergulhar, escolha entre os recifes de Punta Norte, Manchones ou na Cova dos Tubarões Adormecidos.
Outro destaque do local é o Parque Marinho Garrafon (Carretera Garrafón Lote 9 Kilometro 6, Supermanzana 9, 77400 Isla Mujeres). Abre todos os dias das 9h às 17h.
Punta Sur
Punta Sur é o ponto mais “oriental” do território mexicano, logo recebe os primeiros raios de sol todas as manhãs. É também o ponto mais alto da ilha, onde, em algumas partes, os penhascos atingem quase 20m acima do nível do mar, e de onde você pode ter as melhores vistas de Cancún, como da baía de Isla Mujeres e do Mar do Caribe.
O Templo Maya, na Punta Sur, é uma das atrações históricas mais importantes da Isla Mujeres. É um antigo templo construído para adoração da deusa maia da lua e fertilidade, Ixchel.
Como foi construído em um terreno mais alto, segundo arqueólogos também teria sido usado como um farol para guiar os barcos comerciais que chegam a praia de Cozumel, Tulum e Xaman-ha, atualmente chamada de Playa del Carmen.
O pirata de Isla Mujeres
Outra atração interessante são os restos de uma antiga propriedade pertencente ao famoso pirata do Caribe Fermin Antonio de Mundaca e Marechega, que também era um renomado arquiteto, poeta, fazendeiro, comerciante de escravos e, claro, um temerário bucaneiro!
A Hacienda é repleta de lendas, com uma em especial, de como o coração de Mundaca foi partido, razão pela qual o final do pirata foi trágico – ele morreu.
Atualmente a propriedade está aberta ao público e abriga um pequeno zoológico, onde os visitantes podem ver espécies de animais únicas e caminhar pelos seus exuberantes jardins tropicais.
Noite em Isla Mujeres
E a diversão da Isla Mujeres não para durante a noite. Embora a boemia não seja tão intensa como em Cancún, existem lugares para desfrutar de bebidas, ouvir música e confraternizar com os moradores locais.
A maior parte dos restaurantes ficam na Avenida Hidalgo, no Centro da ilha e tocam jazz, blues e outras, como o Isla Mujeres Discos, La Malquerida, Fayne’s Bar and Grill, o Beach Bar do Na-Balam Hotel (especialmente aos sábados e domingos) e o La Adelita, que tem 150 tipos de tequila para provar… com moderação!
E, claro, há opções para se fazer compras. Devido à próspera atividade comercial, o centro da cidade de Isla Mujeres é como um enorme mercado que exibe uma série de itens que exemplificam a arte caribenha, como colares feitos de coral, conchas marinhas e rochas, além de outros tipos de artesanatos locais.
Os shoppings que se pode destacar são o Isla Mujeres Shopping, que contêm itens de várias partes do México, como a cerâmica negra de Oaxaca, a cerâmica Talavera fina de Puebla e cobertores de Saltillo, além dos itens de prata delicados de Taxco. Isla Mujeres é um daqueles passeios imperdíveis nos arredores de Cancún.
Isla Mujeres é um daqueles lugares incríveis e que vale uma visita para quem está em Cancún. Se programe para ir até lá conhecê-la. Se gostou das nossas dicas, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais gente possa saber o que fazer nos arredores de Cancún. Até mais!