Ao pensar nos vários países que compõe a América Latina, percebemos que cada um possui suas características peculiares, aqueles atributos que representam as qualidades e traços culturais que os definem como povo único.

No entanto, podemos dizer que estes países formam uma imensa ‘família’, que começa no extremo sul da Argentina e Chile, passando por toda a América do Sul, América Central e Caribe, para chegar até o México, na América do Norte.

Assim, podemos afirmar que, apesar das diferenças, muitas coisas nos unificam. A começar pelo fato de que temos, em conjunto, uma característica comum que encanta aos que vem de fora, e também a nós mesmos quando temos a oportunidade de viajar para algum dos nossos países vizinhos.

Estamos falando da hospitalidade. Essa característica tão própria, tão específica do nosso povo. Uma qualidade marcante e que, em certa medida, garante uma unidade entre os povos que formam a América Latina.

hospitalidade

E junto a essa primeira e mais marcante característica, podemos incluir outras, como a cordialidade, a alegria e a receptividade que sabemos expressar de forma tão natural e como nenhum outro conjunto de povos do planeta.

Os latino-americanos são afetuosos, se esforçam para falar a língua dos turistas, gesticulam e não medem esforços para tentar fazê-los se sentirem em casa.

Hospitalidade e cordialidade: a tradução da América Latina

Existe algo que sempre impressiona os estrangeiros quando visitam o Brasil, ou outros países da América Latina: nossa cordialidade e a alegria com que vivemos.

Mesmo diante de uma realidade que nos testa a todo momento, tendo em vista que a América Latina como um todo convive com desigualdades sociais, injustiças e incertezas que, infelizmente, acabam gerando diversos tipos de violências, nós que habitamos esse continente, desenvolvemos a habilidade de sermos otimistas e, mesmo diante das mais variadas adversidades, sorrimos.

De fato o povo latino-americano é caracterizado por sua alegria e pela maneira gentil, simpática e acolhedora com que trata tanto os seus visitantes.

Essa alegria é tão forte e comovente que encanta a todos. Inclusive o próprio povo latino se sente acolhido ao viajar e também morar em outros países do nosso continente. Não são raros os casos de turistas ou mochileiros que viajam pelos países da América Latina, em afirmarem que ficam impactados em como foram bem recebidos por onde passaram.

Acredito que o fato de sermos formados a partir de uma miscigenação muito grande e composta por influências e elementos de várias culturas, tais como, dos índios, europeus, africanos, asiáticos, mestiços e mulatos, essa mistura toda contribuiu para passarmos a valorizar as diferenças, respeitar e se interessar pela diversidade cultural que nos cerca.

Tão distintos e tão próximos

No contexto do que estamos abordando nesse texto, vale a pena analisar a etimologia da palavra cordial. Esse termo  vem do latim “de cor”, “cordis” – ou seja, “do coração”.

Portanto, segundo o historiador e jornalista Sergio Buarque de Holanda, o homem cordial seria aquele que é constituído de “um fundo emotivo extremamente rico e transbordante”, ou seja, aquele que age e reage influenciado pelo seu coração.

Algo muito interessante na constatação desse fato é que a América Latina é formada por diversos países, tão distintos e ao mesmo tempo tão próximos, cada qual com suas histórias de lutas e batalhas.

Mas essa lutas e batalhas em momento nenhum apagam o brilho no olhar e o calor nas ações acolhedoras praticada pelos povos que aqui habitam. Recebemos – e somos recebidos pelos países em que passamos – como grandes anfitriões.

E quanto a você que lê este texto, esperamos que a compreensão desse nosso atributo seja um estímulo e até mesmo um convite para que, assim que possível, você se aventure pelo nosso continente.

Tenha certeza que, ao fazer uma viagem “pelas redondezas”, você irá usufruir dessas características singulares dos povos que nos cercam. Vivencie toda a beleza, além de toda essa hospitalidade e cordialidade visitando os vários destinos países que compõe esse belo mosaico cultural a que denominamos América Latina.


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo