Para alguns, viagem é sinônimo de conforto e comodidade, para outros, de enriquecimento cultural e compras, mas para outros ainda, viajar significa explorar, mergulhar e se aventurar, expondo-se a condições climáticas extremas e a paisagens de tirar o fôlego. Para essa última categoria de viajante, a América Latina é um território fértil para aventuras radicais e para sentir a adrenalina correr com força por todo o corpo.

   Caracterizada pelas mais diferentes e distintas paisagens, com atrativos naturais para todos os gostos, a América Latina tem se tornado o destino preferido dos amantes do turismo de aventura, aquele em que as condições topográficas e climáticas são as grandes atrações da viagem. A necessidade de estar mais em contato com a natureza e com suas formas primitivas tem impulsionado cada vez mais aventureiros a desbravar cenários incríveis, a desafiar seus limites e a deixar a sua zona de conforto.

    Da patagônia argentina, da famosa Terra do Fogo até os desertos mexicanos, são dezenas de destinos radicais e que apresentam diferentes graus de dificuldade e de emoção, portanto, opções não faltam quando se deseja explorar as condições diferenciadas dos elementos da natureza, quando os atrativos são a água, o ar, as montanhas, os relevos acidentados, o ar, as florestas abundantes e outras paisagens sem igual, distribuídas ao longo da América Latina.

turismo-de-aventura

Turismo de aventura: para amantes de fortes emoções

     O turismo de aventura tem uma única exigência: é preciso que o explorador tenha coragem, já que grande parte das facilidades da vida moderna ficarão para trás nesse tipo de jornada. É preciso se conectar com o passado, com a essência ancestral do homem, que ao longo de milênios explorou, conquistou e desbravou os mais remotos e inóspitos ambientes.

    É em busca desse retorno, dessa forma primitiva de vida que o aventureiro se lança nos destinos mais improváveis, transformando a viagem em uma experiência única e pessoal, além de inesquecível. Uma pesquisa rápida irá apontar uma variedade imensa de locais no continente, desde desertos de sal até florestas intocadas, passando por geleiras e glaciais com milhões de anos de existência e por montanhas imponentes que literalmente emergiram da terra há muito tempo atrás.

     É claro que esse tipo de viagem exige uma série de providencias específicas, como o apoio de equipes especializadas nos locais de expedição, bem como equipamentos adequados para cada tipo de aventura. Em contrapartida a esse trabalho extra, a expectativa pela descoberta de cenários vistos apenas em documentários e fotos faz com que a experiência do turismo de aventura seja inigualável.

     Existem vários tipos de roteiro, com os mais diversos graus de dificuldade, ficando a critério do viajante qual o destino a ser escolhido, além, é claro, de serem levadas em consideração as questões de capacidade física e de condicionamento de todos os envolvidos na viagem, já que o corpo será bastante exigido, e é preciso entender “aventura” como um termo que se relaciona com “segurança”, e não com “loucura”.

    Portanto, não basta ficar impressionado com alguma paisagem encontrada na internet, comprar a primeira passagem disponível e partir. É preciso informação, conhecimento e preparação para que a viagem, mesmo dificultada pelas características do local escolhido, seja realizada de maneira racional e organizada. Guias locais, equipamentos de segurança necessários, vestimentas adequada, barracas e toda uma série de equipamentos precisam ser verificados e adquiridos antes de se lançar em novos e hostis territórios.

     É possível realizar esse tipo de viagem contando com empresas especializadas em turismo de aventura, e nesse caso é preciso checar bem as credenciais da mesma, bem como de todo o staff envolvido na expedição. Roteiros mais simples, mas não com menos emoção, podem ser planejados pelo próprio viajante, desde que ele se abasteça de informações e seja precavido e previdente com todas as necessidades e demandas aqui já citadas.

turismo de aventura
Sinta a verdadeira sensação de liberdade praticando turismo de aventura.

Alguns destinos para os amantes de fortes emoções

     Dentre os diversos destinos do turismo de aventura na América Latina, alguns se destacam. Países como Chile, Argentina, Bolívia, Equador, Costa Rica, Guatemala, Panamá e Venezuela oferecem diversas opções para os aventureiros de plantão. Na Argentina, por exemplo, um dos roteiros mais procurados é a Patagônia, com programas que vão desde passeios por áreas cobertas por geleiras, como o Glaciar Perito Moreno, até a exploração de rios e corredeiras formados pelo degelo, que oferecem doses generosas de adrenalina.

    No Equador, o Vulcão Chimborazo, com mais de 6 mil metros de altura, é o ponto culminante de uma região com muitas opções para o turismo de aventura, o Parque Nacional Sangay. A natureza exuberante ao redor desse vulcão extinto é o grande atrativo do local e atrai aventureiros do mundo todo.

    Já na Bolívia, o Salar de Uyuni, é um dos cenários mais insólitos do planeta e destino de muitos aventureiros. Localizado no sul da Bolívia, esse imenso lago de sal pode ser visitado em todas as épocas do ano, sendo que entre dezembro e abril, a paisagem toda é coberta por um fina película de água, que traz ainda mais deslumbramento a quem se aventura pela região. Nesse país ainda temos a famosa e desafiadora decida de bicicleta pela “Estrada da Morte” em Coroico.

    Na América Central, a Guatemala abriga um impressionante sítio arqueológico, no norte do país. Antiga capital do império Maia, Tikal se destaca pela arquitetura milenar e por construções imponentes, que descrevem com perfeição todo o esplendor de uma das civilizações antigas mais desenvolvidas e importantes da humanidade. Também pode se visitar Lago Atitlán, as piscinas naturais de Semuc Champey e o vulcão mais ativo do país, o Pacaya.

    O Chile também é pródigo em destinos insólitos, e a Região dos Lagos abriga uma pequena cidade, Pucón, que tem a fama de ser um dos principais pontos do país destinados aos esportes de aventura, já que as opções são inúmeras. É possível praticar rafting, andar a cavalo, pedalar, escalar montanhas, fazer passeios de caiaque ou trilhas nas matas intocadas do Parque Nacional Villarica, sempre com a companhia de um dos principais vulcões da região, que dá nome ao Parque. A região ainda permite a prática de esportes de inverno, já que durante os meses frios a neve domina a paisagem, aumentando ainda mais as opções. O Deserto do Atacama também é outra região no Chile que oferece condições ideais para quem é praticante do Turismo de Aventura. Uma das opções é fazer trilhas a pé ou de bicicleta para desbravar partes desse árido deserto.

Turismo de Aventura no Atacama, Chile
Fazer trilhas pelo Deserto do Atacama é uma das opções de turismo de aventura no Chile – Foto: Pixabay

   O Brasil, graças à sua incrível paisagem, oferece destinos maravilhosos para a prática do turismo de aventura. O melhor de tudo é que se pode praticar essa modalidade de turismo, entrar em contato com a natureza e realizar atividades incríveis sem sequer sair do país. A Barra grande no Piauí é um dos principais destinos de todo o Brasil para a prática da Kitesurf que une o vento com água em uma paisagem maravilhosa.

     Brotas, em São Paulo, também é um destino muito procurado e tem o rafting como uma das principais atividades de turismo aventura. Além disso lá também é possível fazer boia-cross, praticar caiaque além de muitos outros como arvorismo e tirolesa. A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul também atrai amantes do turismo de aventuras graças às suas paisagens deslumbrantes com cavernas, cachoeiras e trilhas onde se pode praticar diversas atividades. O fato é que não faltam locais, tanto no Brasil como fora dele, para você conhecer e praticar essa modalidade turística.

   Fazer turismo de aventura é uma tendência cada vez maior e essa modalidade ganha cada vez mais adeptos e a profissionalização por parte de guias e empresas, portanto, com um bom planejamento e uma dose considerável de coragem e ousadia, é possível programar algo único e até então, inimaginável. Esse tipo de contato com a natureza, com as suas forças elementares e ao mesmo tempo, esse mergulho pessoal que expõe potencialidades, medos e desafios internos, formam uma mistura irresistível e sem igual.


Seguro ViagemReal Seguro

Hospedagem Booking

Passagem Aérea – Passagens Promo