San Pedro de Atacama, situada a quase 2.500m acima do nível do mar, durante os anos 1990, era uma pequenina cidade de mineração de quartzo e cobre, mas bem visitada, especialmente por mochileiros.
Agora é uma cidade turística pitoresca, com praças arborizadas, uma bonita igreja do século XVII, cybercafés e tudo o que você vai precisar para uma viagem confortável. Literalmente quase não há “tempo ruim” em San Pedro que, segundo os locais, tem mais de 300 dias de sol, todos os anos.
Mesmo assim, prepare-se para variações de temperatura, ou seja, calor (durante o dia) e frio (nas noches). Considere, no entanto, que é bem provável que o seu roteiro contemple locais ainda mais altos e frios. Desse modo, sua bagagem deve ser “democrática”, com roupas de inverno e verão.
LEIA MAIS – PRINCIPAIS ATRAÇÕES NO DESERTO DO ATACAMA
Evite as chuvas e alta temporada
Em fevereiro é possível que chova, em virtude do denominado “inverno altiplânico”. Assim, se você quiser realmente aproveitar a viagem (e admirar as abundantes e infinitas constelações de estrelas que de lá se observa), evite as épocas de lua cheia.
Sobre a infraestrutura, o local contempla hotéis elegantes, bares e ótimos restaurantes. No ápice da temporada de férias de verão (entre natal e final de fevereiro), a cidade pode apresentar um mar de turistas ansiosos para conhecerem a região.
Se não gosta de um destino superlotado, prefira viajar no início do outono (entre outubro e novembro) ou ao final do verão (em março ou abril).
Construções rústica inalteradas
Embora o povoado de pouco mais de 5 mil habitantes sobreviva em grande parte do turismo, ainda não se rendeu às “modernidades”. Assim, ficaram intactas suas ruelas de chão batido e suas construções rústicas, que não foram muito alteradas em relação aos ancestrais que viveram por ali há muitos anos atrás.
San Pedro do Atacama pode ser plenamente conhecida tanto a pé como de bicicleta. O local não oferece transporte público, sendo essa mais uma boa razão para aproveitar as caminhadas. Os táxis, por sua vez, estão bem longe de competir com Buenos Aires, na Argentina, onde existem milhares.
Mas se precisar de algum, recorra ao ponto que fica logo atrás da Feria de Artesanato, com tarifas que beiram os $2.500 (algo em torno de R$ 12). E eles não são padronizados nem tem nenhuma identificação.
VEJA TAMBÉM – COMO CHEGAR NO DESERTO DO ATACAMA
Bares, restaurantes e lojas de artesanato
O maior destaque da cidade é a Avenida Caracoles, uma rua curta e bem rústica, situada no centro, exclusiva para pedestres, e onde estão diversos bares, restaurantes e lojas de artesanato. Em alguns pontos da rua, e possível ver de longe o vulcão Licancabur, um dos mais famosos da região.
No Pueblo de Los Artesanos você encontra produções em barro, terra vulcânica e matéria prima extraída dos cactos. As lojas mais famosas de souvenires são a La Manada (Caracoles 190), a Chanar (Domingo Atienza 40) e a Petroglifo (Caracoles 190B).
Quer conhecer os costumes locais? Visite a Plaza de Armas ou caminhe lentamente, no ritmo dos habitantes, que parecem “ignorar o relógio”.
Perto da Plaza de Armas fica a Iglesia de São Pedro, um monumento nacional que remonta a 1642, e o Museo Arqueológico Gustavo Le Paige, no qual você enocntrará muitas informações sobre a geografia da região, história, cultura e povo.
Não deixe de repor suas energias com um saboroso e típico “pastel de choclo casero” e um bom vinho chileno em algum restaurante local. De sobremesa, prove o exótico “helado de rica-rica” observando as estrelas no melhor lugar do mundo para o fazê-lo.
VEJA TAMBÉM – ONDE SE HOSPEDAR EM SAN PEDRO DO ATACAMA
Desfrute a noite de San Pedro do Atacama
A noite em San Pedro do Atacama, por sua vez, não oferece milhares de casas noturnas, mas pode ser divertida. Geralmente os visitantes optam só por saborear uma refeição quente em algum restaurante da avenida e já voltem aos seus hotéis.
Isso porque é importante repor as energias, devido à rotina intensa de passeios durante suas manhãs e tardes no deserto.
Mas a cidade tem restaurantes, bares e festas, geralmente “clandestinas”, longe dos “carabineiros” – policiais – diante da proibição de vida noturna até altas horas da madrugada. Algumas festas chegam a acontecer no próprio deserto.
Bem, essa é San Pedro do Atacama, de vila mineradora para uma das principais atrações turísticas do Chile. Não tem como visitá-la e não se encantar. Chame os amigos, o namorado, a família e planeje para conhecê-la o quanto antes. Você irá adorar cada minuto que passar por lá.