Fazer um mochilão

Fazer um mochilão é uma verdadeira arte. Viajar sem gastar muito é algo que precisa ser bem planejado para que imprevistos não façam a viagem sair cara. A primeira coisa a se fazer, caso você esteja planejando mochilão, é definir um roteiro de países e cidades a serem visitados.

Se você tiver dificuldades para definir um local, poderá pesquisar em sites e blogs de viagens, já que geralmente há relatos de pessoas que também já fizeram viagens sob essas condições. Não há fonte melhor de dicas para que você possa planejar bem a sua viagem sem precisar esvaziar toda a carteira.

Apesar de ser importante definir um roteiro para fazer um mochilão, não faça disso uma tarefa árdua. Se você planeja viajar nesse estilo, é bom saber que imprevistos podem muito bem acontecer, e muitos podem até ser bons, como alguém te indicar conhecer algum lugar que não tinha sido previsto com antecedência. Então, não é necessário ter tudo muito bem definido e regrado no papel.

De qualquer modo, não deixe essa tarefa de lado, o planejamento do seu mochilão é um instrumento fundamental. E saiba que pode ser muito divertido o preparo do seu roteiro de viagem! Afinal, o ideal é que você possa aproveitar ao máximo cada instante da sua viagem para que nada seja desperdiçado, nem um momento.

Fazer um mochilão

Uma boa maneira de começar a traçar o roteiro é colocando informações importantes como as cidades que você planeja visitar, assim como o que deseja conhecer em cada uma delas. Fazer uma lista com objetos importantes a serem levados também é uma boa ideia, só para não se esquecer de nada em algum momento que precisasse utilizá-lo. Já imaginou estar em um lugar lindo e se esquecer da câmera fotográfica?

Outra dica é para que coloque também no seu roteiro as dicas de hospedagem, já com preços de pousadas e hotéis, assim como horários de passagens, seja de ônibus ou de avião, dependendo do que você estiver planejando.

No caso de viajar por países da América Latina, seria bom já ter anotado os preços de passagens de avião, bem como dias e horários. No caso de ônibus é mais difícil prever. E como podem ter imprevistos, não se preocupe muito com essa parte, afinal, comprar uma passagem de ônibus é muito mais simples do que uma de avião.

LEIA TAMBÉM – COMO PLANEJAR SEU MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA

Planeje-se para fazer um mochilão bem sucedido

Fazer um mochilão é divertido e parece não exigir muita organização da pessoa, mas quando falamos em passagem aérea, é bom se planejar com uma boa antecedência, a não ser que você queira pagar cinco ou seis vezes a mais o preço de uma passagem.

E não é só com as passagens de avião que você precisa se preocupar, mas também com a hospedagem. É possível reservar um bom hostel ou pousada com meses de antecedência e pagar o valor da baixa temporada, que costuma sair por menos da metade.

Hostel fazer um mochilão

A dica para que você possa comprar passagens mais baratas é para que fique de olho em promoções relâmpago que várias companhias aéreas fazem, assim como deve ficar de olho em sites promocionais e que comparam passagens de várias companhias.

Se você tiver milhas sobrando, corra para usar todas antes que elas percam toda a validade! Algo que não recomendamos é comprar em uma agência de turismo, pois pagará um pouco mais caro na sua passagem, já que elas cobram taxas pelo serviço que prestam.

Já quanto à hospedagem, não é obrigatório antecipar uma reserva, pois na maioria das cidades encontramos diversas opções de hotéis baratos, hostels e pousadas. Mas se você não quer correr o risco de ficar sem uma cama para dormir, ou ter que caminhar bastante com sua mochila nas costas atrás de um hostel com quartos disponíveis, aconselhamos fazer as reservas com um pouco de antecedência.

Além disso, como falamos acima, é possível pagar até menos da metade do valor de uma hospedagem caso você reserve com um bom tempo de antecedência. Digamos que você vá viajar para o Peru em julho, se você fizer a sua reserva ainda em janeiro, provavelmente conseguirá um bom preço. E digo isso por experiência própria.

SAIBA MAIS – QUANTO CUSTA UM MOCHILÃO PELA AMÉRICA LATINA?

E quanto aos outros gastos, como transporte e alimentação?

Claro que, ao fazer um mochilão, você poderá usar serviços como táxi ou Uber, mas se quer economizar, é melhor pensar em usar metrôs, trens e ônibus. O dinheiro que for economizado pode ser revertido em alguma visita a algum lugar ou em um bom restaurante.

Geralmente, você pagará de cinco a seis vezes menos se usar um ônibus, considerando que o trajeto de táxi não seja muito longo. Considere usar táxi ou Uber somente se não houver mesmo uma linha que faça esse trajeto.

onibus fazer um mochilão

Outra opção para quem preferir viajar de carro é procurar por grupos de caronas. As pessoas colaboram com uma quantia para o combustível e no final das contas acaba saindo barato para todo mundo.

Mesmo para quem quer fazer um mochilão, essa é uma ideia bem viável. No final, você poderá ter economizado um bom dinheiro que pode servir até para que você compre alguma lembrança legal da viagem. Outra dica é, quando for fazer sua viagem entre uma cidade e outra, vá de ônibus a noite, assim você economizará uma diária, pois dormirá no ônibus.

Mas uma das coisas que mais gasta dinheiro, e nem é preciso fazer um mochilão para perceber isso, é comer fora. Se você quer ou precisa economizar, evite sair e ficar comendo fora todos os dias. Isso pode sugar todo o seu dinheiro em pouco tempo.

Procure preparar as principais refeições dentro da pousada ou hostel, que geralmente disponibilizam uma cozinha para isso. Junto o pessoal que está hospedado e faça uma refeição coletiva, o que permite gastar ainda menos.

Além de economizar dinheiro, você acaba se alimentando melhor, do que se for comer lanche em algum lugar. Lembre-se de se certificar antes de se hospedar em algum lugar que ele possui cozinha.

Almoço mochilão

Caso você planeje passar mais tempo longe da hospedagem, o ideal é que leve coisas na sua mochila para comer no caminho, tais como frutas, barras de cereal e sanduíches preparados no hostel antes de sair.

Mas caso decida comer fora, faça antes uma pesquisa sobre os lugares para ter uma ideia de preços e opte por restaurantes populares que a população local frequenta. Isso gera uma baita economia.

Você pode encontrar essas informações em blogs de viagens ou mesmo perguntando para as pessoas que vivem na região. Ao conversar com nativos, além de poder conhecer pessoas interessantes, também terá uma visão da cidade que só eles compartilham por viver lá.

Confira se tudo está ok!

E sobre seu planejamento, não se esqueça de conferir tudo três vezes antes de partir para a viagem e de estar com o passaporte em dia e todos os documentos necessários em mão, apesar de que alguns países da América do Sul não exigem nem o passaporte, tais como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Neles você poderá entrar portando apenas o seu RG, desde que ele tenha sido tirado a menos de 10 anos.

E claro, não economize na hora de comprar uma mochila cargueira, sua grande companheira de viagem. Ela precisa ser confortável e resistente, já que será sua “casa” durante sua viagem. Em nossos próximos artigos falaremos especialmente sobre ela e o porque você não deve economizar nesse item!

Se você gostou do tema de hoje, pois se interessa em fazer um mochilão, deixe a sua curtida abaixo e não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais! Logo traremos mais assuntos relacionados a viagens para você, não fique de fora! E se você tiver alguma dica sobre como fazer mochilão, conte para nós a sua experiência!